Triathlon long distance: seu próximo desafio!

Atualizado em 20 de setembro de 2016
Mais em Treinamento

O triathlon long distance vem ganhando cada vez mais força na América Latina, haja vista o crescimento no número de provas locais da modalidade em 2016, inclusive no calendário brasileiro. A oferta visa atender uma demanda também crescente. Muitos atletas vem buscando novos desafios no triathlon e as provas de longa distância parecem ter caído nas graças desse público.

Mas para encarar um triathlon long distance é preciso avaliar sua condição física e para saber se realmente está apto(a) para o desafio. O ideal é que o triatleta tenha corrido pelo menos uma temporada inteira de provas nas distâncias short e olímpico, e depois uma temporada nas distâncias olímpica e middle distance (ou Ironman 70.3). Assim, já teria uma boa bagagem para iniciar os treinos mais longos e específicos para um triathlon long distance (ou Ironman).

leia-mais-cinza
iconezinho TRIATLHON DE LONGA DISTÂNCIA  
iconezinho NADO NO TRIATLHON: QUALIDADE NA FLUTUAÇÃO  
iconezinho IRONMAN 70.3 URUGUAI: BRASILEIROS DOMINAM 

Confira mais alguma dicas para se preparar para seu primeiro triathlon long distance:

Acostumado

Como já falado, é necessário ter alguma experiência. É bom que você já tenha corrido (e completado) pelo menos uma prova em cada uma das distâncias menores – short, olímpico e middle distance ou 70.3 –, isso lhe dará bagagem para um desafio maior. O fato de você já ter corrido meias-maratonas e maratonas, competido em algumas travessias de natação e já ter realizado alguns treinos longos de ciclismo com mais de 3h30 sobre o selim é um ótimo começo.

Auxílio de um profissional

Para participar de um triathlon long distance é fundamental o auxílio de um profissional na sua preparação. Procure um treinador ou uma assessoria esportiva cujo carro-chefe seja o treinamento de triathlon e o foco principal da maioria dos atletas seja provas longas. Desta forma terá treinos de mais qualidade e também boas companhias durante a preparação.

Foco

Saiba que para encarar um triathlon long distance é necessário muito trabalho, e isso pode acabar atrapalhando um pouco seu convivo social. Portanto é importante saber aproveitar ao máximo o pouco tempo de lazer.

Superação

Toda glória vem com muito sacrifício. Nem todos os dias os treinos serão ótimos, muitos deles serão duros e dolorosos. Você terá que lidar constantemente com a dor e o sacrifício, principalmente quando a mente pedir para você parar, quando ainda faltam muitos quilômetros pela frente. Terá de aprender a ouvir o corpo e descansar no day-off e quando realmente for necessário. Ainda assim, lesões podem ocorrer, mas não deixe isso desanimá-lo (a).

Confie e aproveite

Quando chegar o dia da prova, você deve ter confiança em si e em tudo que foi feito, para assim conseguir fazer o seu melhor conforme o que foi planejado e treinado. É importante também ter um plano B, pois provas longas costumam ter altos e baixos, além de imprevistos. Mas, acima de tudo, aproveite cada quilômetro percorrido. Curta cada braçada no mar, cada pedalada na bike e sinta a liberdade de cada passada. Dessa forma todo o esforço certamente será recompensado pela satisfação plena.

Fonte: Rogerio Carvalho, Head Coach, IRONMAN Certified Coach e Endurance Sports Coaching Brasil