Triathlon de longa distância em alta

Atualizado em 20 de setembro de 2016
Mais em Treinamento

Embalado pelo crescimento do triathlon de longa distância na América Latina, o Brasil terá novidades em seu calendário com a estreia de duas provas no ano que vem, uma em Manaus (AM) e outra em Palmas (TO). A primeira é da franquia Challenge Family, no formato half distance (1,9 km de natação, 90 km de ciclismo e 21,1 km de corrida), e será realizada no dia 23 de março, tendo a orla da Ponta Negra como cenário da disputa. Será a terceira prova da bandeira realizada aqui no País, que já conta com etapas em Florianópolis (SC) e Maceió (AL). A inclusão de mais uma etapa se deu pelo sucesso de público e exposição da marca nas provas em Maceió, que já tem data garantida em 2016 (21 de agosto), e Florianópolis, ainda sem data fechada para o próximo ano. Concomitante ao half distance, as provas da Challenge Family também contam com disputas nas distâncias short triathlon, kids e women 5 km (no dia 22).

A nova etapa também vem para coroar o terceiro ano da Challenge Family por aqui, aproveitando o embalo das provas da franquia Ironman, que ainda dominam o calendário de longa distância nacional. A outra estreia de 2016, inclusive, é um Ironman 70.3, que será realizado no dia 10 de abril em Palmas (TO), em substituição ao tradicional 70.3 Brasília. De acordo com a organização, a mudança se deu por conta da falta de apoio da administração local para a realização da prova no Distrito Federal em 2016. A prova valerá como Campeonato Sul-Americano de Ironman 70.3, que distribui pontos para o ranking mundial, além de vagas para o mundial da categoria, em setembro, na costa de Queensland, Austrália. A escolha de Palmas, segundo os organizadores, se deu por ela ser uma cidade planejada e plana, assim como Brasília, e também contar com um lago de águas calmas – como o Paranoá – para a disputa da natação.

Além do 70.3 Palmas, também estão previstos para acontecer no ano que vem o Ironman Florianópolis, o 70.3 de Itaipu, o 70.3 do Rio e o Ironman Fortaleza. Com exceção de Florianópolis, marcado para dia 29 de maio, os demais ainda não têm data definida.