Veja o percurso do IronMan 70.3 de Brasília

Atualizado em 05 de agosto de 2016
Mais em Notícias

Brasília será palco do IronMan 70.3 no dia 5 de abril. A prova valerá pelo Campeonato Latino-americano, com premiação de U$ 100 mil e 1.500 pontos no ranking mundial para a Elite, além de 35 vagas no Mundial de 70.3 na Áustria. Os cerca de 1.200 atletas terão pela frente 1.9 km de natação, 90 km de ciclismo e 21.1 km de corrida, num percurso técnico e bastante rápido, que colocará à prova a preparação dos competidores. Os atletas devem concluir seus percursos no tempo limite de oito horas.

O primeiro desafio do IronMan será a natação, com 1.9 km, que acontecerá no Lago Sul, saindo e chegando ao Pontão. A largada é realizada em ondas (6h45 Elite Feminina, 6h50 Elite Masculina, 7h Faixas Etárias) e com todos os atletas de dentro da água. Os competidores farão um percurso retangular – 800 metros em direção à margem oposta, 100 metros até a boia pequena, 800 metros em direção à Ponte Costa e Silva e, por fim, 200 metros retornando ao deck de chegada. Com águas tranquilas, o trecho não deverá apresentar grandes dificuldades para os triatletas.

Os 90 km do ciclismo são realizados em três voltas de 30 km. Após a T1, no Pontão do Lago Sul, o atleta inicia o percurso pela Ponte Costa e Silva até a saída para a Av. das Nações (Via L4 Sul), onde entra à direita.

Na Av. das Nações (Via L4 Sul) segue por 1.000 metros até o Setor de Clubes Sul Trecho 2 (SCES Trecho 2), onde vira à direita. No SCES Trecho 2, segue pela contramão da via (considerando o fluxo do trânsito normal). Após 2.800 metros, passa pelo Posto 1, que fica sob o viaduto do Setor de Clubes Sul Trecho 3 (SCES Trecho 3), via que dá acesso à Ponte JK. Após 900 metros, encontra a via AVPR Trecho 2, onde segue até o final e retorna. Vira à direta na via Setor de Clubes Sul Trecho 2 Pólo 8 (SCES Trecho 2 Pólo 8) e segue por 1.300 metros onde alcança novamente a Via L4 Sul à direita.

O trajeto segue pela direita na Via Palácio Presidencial por 3.900 metros até o retorno 2, que é contornado pela esquerda. Retorna pela Via Palácio Presidencial até o viaduto de acesso do Eixo Monumental em direção à Esplanada dos Ministérios. Nesta via, a prova segue por 2.000 metros até o Posto 2 e por mais 1.200 metros até o retorno 3, que é contornado pela esquerda. Segue até a via de acesso do Congresso Nacional onde vira à direita para acessar a Via S1 (Esplanada dos Ministérios). Segue na Via S1 até a Biblioteca Nacional, por 1.600 metros, onde vira pela esquerda no retorno 4, e continua em direção à Via L4 Sul, passando novamente em frente ao Congresso Nacional e ao Planalto Nacional. Acessa a Via L4 Sul à direita e segue por 1.100 metros onde vira à direita e acessa o Setor de Embaixadas. Segue por 1.900 metros e vira à esquerda no retorno 5 e logo depois encontra o Posto 3, e continua em direção Via L4 Sul, novamente acessando à direita, e segue por mais 2.300 metros.

Neste ponto, os atletas descem à direita na tesourinha e acessam a via da Ponte Costa e Silva, onde permanecem por 230 metros até virarem à esquerda no retorno 6. Este percurso se repete por mais duas voltas. Ao final, passa por cima da Ponte Costa e Silva e realiza o desmonte dentro da Área de Transição, no Pontão do Lago Sul, onde realiza os procedimentos de troca de modalidade (T2).

O trecho final será de corrida, com 21.1 km. A partir da área de transição 2, no Pontão do Lago Sul, o atleta percorrerá uma distância de 600 metros pela Av. Costa e Silva até adentrar a parte do percurso que será compreendido em três voltas. Deste ponto, seguirá até a alça de acesso da Rod. EPDB – Estrada Parque Dom Bosco (DF-025). Depois, seguirá pela SHIS QL 12, Av. Costa e Silva e SHIS QL 12 Conjunto 1 até o acesso à ciclovia que beira o Lago Paranoá. Em seguida, retornará à Av. Costa e Silva passando pela SHIS QL 12 Conjunto 0 e Rod. EPDB até a chegada.

Trânsito

Para a realização do Ironman 70.3, o trânsito sofrerá alterações no domingo. Para causar o menor transtorno à cidade e seus moradores, algumas ruas estarão interditadas, total ou parcialmente, durante o período da prova.