Ultra Triathlon começa nesta sexta

Atualizado em 05 de agosto de 2016
Mais em Notícias

Um dos exemplos maiores da capacidade de superação humana, o Ultraman há anos desafia e seduz atletas ao redor do mundo. A prova de 10 km de natação, 421 km de ciclismo e 84 de corrida – que há três décadas acontece no Havaí – acontece pela segunda vez no Brasil. A partir desta sexta-feira, a cidade de Paraty, no litoral fluminense, receberá o Ultra Triathlon UB515.

A prova, que contará com as mesmas distâncias do Ultraman do Havaí, será realizada em três dias: 17, 18 e 19 de abril. Na sexta, os competidores nadam 10 km e pedalam 145 km; no sábado, pedalam 276 km; e no domingo, última etapa da competição, correm o equivalente a duas maratonas (84 km).

A prova de natação será realizada nas proximidades do centro histórico de Paraty. No ciclismo, os atletas vão pedalar em direção a Ubatuba (SP), na sexta-feira, e ao longo da Serra do Piloto, em direção à cidade de Rio Claro, no sábado. No domingo, a dupla maratona vai passar por Barra de Guaratiba, Vargem Grande e Estrada do Pontal

A realização do evento é uma iniciativa em dois veteranos do Ultraman: Alexandre Luna – que completou a prova, em 2008, – e Alexandre Ribeiro, seis vezes campeão mundial da competição.
Maior nome do triathlon brasileiro nesta categoria, Ribeiro não vai competir na prova, mas estará representado pelos atletas de sua equipe. O hexacampeão é treinador de seis dos participantes do Ultra Triathlon UB515: Alexandre Fontenelle, Carla Guerra, Claudio Pereira, Marcos Dantas, Rodrigo Montechiari e Sebastião Muniz.

A competição terá a participação de apenas 27 atletas que, para estar na prova, tiveram que enviar seus currículos e comprovar a experiência em longa distância. Todos já completaram o Ironman (3.8 km de natação, 180 km de ciclismo e 42 km de corrida).

 

(Fonte: site do jornal O Globo)