Tramandaí prestigia Sesc Triathlon

Atualizado em 08 de agosto de 2016
Mais em Notícias

O domingo (24) amanheceu ensolarado, apesar do vento forte, no litoral gaúcho. Cerca de 440 atletas se reuniram para a última etapa do Circuito Nacional do Sesc Triathlon, que animou a cidade de Tramandaí, no Rio Grande do Sul.

A competição, que foi marcada com o início da categoria Duathlon, teve duas distâncias: a short, com 750m de natação, 20km de ciclismo e 5km de corrida e a distância olímpica, com 1500m de natação, 40km de ciclismo e 10km de corrida para finalizar.   

Na elite masculina, Mauro Cavanha confirmou o favoritismo e venceu a prova após 2h11min13s. “Estou muito contente, muito feliz com a vitória. Apesar do vento forte, mantive um bom ritmo para ir até o fim. Eu e Lucas Pretto (segundo colocado) tivemos uma fuga, mas acompanhei lado a lado, apertei o passo e finalizei em primeiro lugar. Foi muito bom”, explica Cavanha.

“Além de ser uma vitória sob uma prova dura, também estou feliz pelos meus pais, que venceram a prova. Foi uma competição familiar e isso me deixou muito feliz”, encerra o triatleta.

Na elite feminina, Flavia Fernandes finalizou o dia em primeiro lugar, aos 2h33h23s. “Apesar de ser a única mulher a competir na elite, estou muito feliz com o resultado. Mantive firme meu tempo, mesmo com o vento, que castigou bastante os atletas. O Sesc está de parabéns, a organização foi brilhante e ano que vem pretendo participar de todas as etapas da competição”, afirma.

Paralelamente a elite, Gabriel Numer Henriques, foi o atleta mais novo do dia. Com apenas 13 anos, o triatleta participou de igual para igual com seus adversários. “Estou muito feliz. Treinei bem e forte para isto e não é a primeira vez que participo. Faço triathlon desde os meus 11 anos e estou muito animado por hoje”, diz o jovem triatleta.

Com muitos atletas amadores, o que chamou atenção foi o incentivo do público, que acompanhou cada segundo da prova. Os próprios triatletas ajudavam uns aos outros, por exemplo, na conversão da natação para o ciclismo.

“Isto é muito bonito, esta aproximação que o Triathlon causa nos atletas. Todos nós precisamos de ídolos e de heróis e acredito que cada um desses atletas amadores também tenham seus preferidos. E este esporte é capaz de unir o amador com a elite. De trazer estes ídolos para competir lado a lado com seus admiradores. É fantástico”, finaliza Regina Plepis, Coordenadora do Esporte do Sesc Triathlon.

No ano que vem, o Sesc Triathlon completa 10 anos e agregará mais duas etapas para o Circuito, para abranger todas as regiões do país, além de prestigiar os amadores e comerciários com premiação, e ranking e premiação para elite. Para a primeira etapa, que será realizada em Caiobá, no Paraná, as inscrições estarão abertas a partir da próxima segunda-feira, 25.