Sal melhora performance, diz estudo

Atualizado em 05 de agosto de 2016
Mais em Notícias

Não é nenhuma novidade dizer que o sal é importante para os atletas, principalmente de alta performance. Afinal, ele é rico em sódio, que atua no equilíbrio de líquidos no organismo e manutenção da transmissão nervosa, atua na contração muscular e na regulação da pressão arterial. Mas, uma pesquisa da Universidade de Camilo José Cela (UCJC), em Madri (Espanha), concluiu que acrescentar esse mineral nas bebidas esportivas, consumidas durante uma prova de grande esforço, ajudam a melhorar a performance do triatleta.

O laboratório de fisiologia da UCJC fez um teste com triatletas em uma prova de meia distância do Ironman (1.9 km de natação, 90 km de ciclismo e 21.1 km de corrida). Um grupo consumiu 12 cápsulas de sal, diluídas em isotônicos durante todas as fases da prova. Essa quantidade supriu cerca de 71% da perda de sódio durante a competição.

Outro grupo fez o mesmo percurso e tomou um placebo na mesma bebida, que supria 20% da perda de sódio. No final, quem se deu melhor foram aqueles que ingeriram mais sal, pois terminaram o percurso 26 minutos mais rápidos que os demais.

De acordo com o pesquisador e líder do estudo Juan del Coso Garrigós em depoimento ao portal espanhol de saúde SINC, essa melhora na performance é resultado do aumento na concentração de eletrólitos no sangue devido a ingestão de mais sal. No caso, fazer exercícios, principalmente os de alta performance, pode comprometer o equilíbrio de água e eletrólitos no organismo, perdidos no suor e no esforço. E, ingerir somente isotônicos não ajuda a regular. A explicação é que essas bebidas têm menos sódio do que o recomendável.

leiamais-cinza-novo
iconezinho  PÓS-PROVA: PORQUE APOSTAR NO JAPONÊS

“As companhias de bebidas esportivas sabem que incluir mais sódio na bebida poderá beneficiar mais, mantendo o equilíbrio de eletrólitos durante exercícios. Mas, uma grande concentração de sódio poderá deixar a bebida com gosto salgado e reduzir as chances dela ser bem sucedida no mercado, em que o sabor é a chave para boas vendas”, disse o pesquisador Coso ao portal espanhol.

O estudo comprova que tomar bebidas esportivas e comer alimentos que contêm alta quantidade de sal, como frutas e amendoim ou mesmo cápsulas de sal, pode ajudar a reduzir os efeitos da perda de sódio nas provas.

(Fonte: Medical Xpress e Agência SINC)