Retrospectiva do Triathlon nas Olimpíadas: Sydney 2000

Atualizado em 20 de setembro de 2016
Mais em Notícias

Nessa nova série, trazemos todas as participações do Triathlon nos Jogos Olímpicos, começando com sua estreia, em Sydney.

@E. Honda / ITU

@E. Honda / ITU

As Olimpíadas de Sydney 2000 marcaram a estreia do Triathlon nos Jogos Olímpicos. Criado em 1978, o esporte teve um de seus momentos mais importantes no dia 16 de setembro, data da prova feminina. A disputa masculina aconteceu no dia seguinte, dia 17 de setembro de 2000.

Para que este antigo desejo fosse realizado, a ITU – International Triathlon Union precisou realizar algumas mudanças e criar a chamada distância Olímpica (1.500 m de natação, 40 km de ciclismo e 10 km de corrida), além de adaptações nas regras, sendo a mais marcante a polêmica liberação do vácuo no ciclismo.

Ao estrear como modalidade olímpica, o Triathlon ganhou a atenção de bilhões de pessoas ao redor do mundo, através das transmissões da imprensa, que acompanharam a última Olimpíada do século. O canadense Simon Whitfield e a suíça Brigitte McMahon foram os primeiros campeões da modalidade.

Naquele ano, a natação foi a prova mais complicada. Além da baixa temperatura, tubarões também nadavam nas águas da Baía de Sydney. Mergulhadores utilizaram dispositivos que emitiam ondas eletromagnéticas para afastar peixes como forma de prevenção e, felizmente, não foi registrado nenhum incidente.

A todo, 48 mulheres e 52 homens competiram, totalizando 100 atletas. O Brasil classificou uma equipe completa com seis triatletas para Sydney. A brasileira Sandra Soldan alcançou o 11º lugar, sendo este o melhor resultado latino-americano até hoje. No Museu Olímpico, na Suíça, foi exposta uma bicicleta com o número de competição e a assinatura de Sandra. As outras duas triatletas brasileiras, Carla Moreno e Mariana Ohata, não conseguiram completar o ciclismo, sendo que Carla abandonou da disputa e Mariana sofreu um acidente, precisando ser hospitalizada.

Entre os homens, Leandro Macedo terminou na 14ª colocação, Juraci Moreira em 22º e Armando Barcellos em 39º.

Confira os medalhistas:

Masculino

Ouro – Simon Whitfield (CAN)

Prata – Stephan Vuckovic (ALE)

Bronze – Jan Rehula (CZE)

Feminino

Ouro – Brigitte McMahon (SUI)

Prata – Michellie Jones (AUS)

Bronze – Magali Messmer (SUI)

E. Honda / ITU

E. Honda / ITU

No próximo capítulo da série, seguimos para Atenas 2004, fique ligado no maior portal de Triathlon da América Latina.