Prova simboliza união Cuba-Estados Unidos

Atualizado em 05 de agosto de 2016
Mais em Notícias

Uma prova de triathlon que acontecerá em Havana no próximo final de semana (24 e 25 de janeiro) será o símbolo do recente avanço nas relações diplomáticas entre Cuba e Estados Unidos. Isso porque, pela primeira vez atletas norte-americanos participarão do CAMTRI Copa Americana e Campeonato Ibero-americano, prova ITU (União de Triathlon Internacional) realizada na capital cubana.

Embora Cuba realize um triathlon internacional há anos, e a ITU, entidade que regulamenta o esporte, tenha sancionada a prova em 2006, esta será a primeira vez que triatletas norte-americanos participarão. Cuba e Estados Unidos passaram mais de 50 anos sem relações, desde a ascensão de Fidel Castro durante a Revolução Cubana. O restabelecimento diplomático aconteceu em dezembro de 2014. Entre as medidas tomadas pelos dois países está a facilitação de viagens de norte-americanos a Cuba.

leiamais-cinza-novo
iconezinho  AOS 43 ANOS, OSCAR GALINDEZ DIZ QUE IRONMAN BRASIL PODE SER SUA ÚLTIMA PROVA

Um total de 25 atletas dos Estados Unidos, entre Elite e amadores, participarão da prova. Com isso a delegação norte-americana será a segunda maior da competição. O México, com mais de 100 participantes, lidera a lista. No total, são esperados 220 triatletas em Havana.

De acordo com um artigo publicado no site “USA Today”, desde 2007, menos de 250 norte-americanos participaram de competições esportivas em Cuba. Entre as dificuldades estava a obtenção de uma licença para atletas, que demorava de 30 a 45 dias para ficar pronta. Após o restabelecimento das relações entre os dois países, a Casa Branca disse que não será mais necessário este tipo de licença para visitar Cuba.

“Nós sabemos que sediar provas internacionais é um instrumento importante e efetivo para desenvolver o esporte, e este será nosso principal objetivo aqui”, declarou a presidente da ITU e membro do COI, Marisol Casado. “Este é um grande projeto, um projeto de cooperação que está unindo pessoas muito diferentes. Eu estou muito feliz que a ITU esteja envolvida para colaborar com a prova”.

A prova conta com a colaboração da Federação Nacional cubana, ITU, da Confederação Americana de Triatlo (CAMTRI) e os seus Estados Federações Nacionais. Nos dois dias de disputa ocorrerão provas na distância sprint (750m-20km-5km), média (1,9 km-90km-21,1km) e longa (3,8 km-180 km-42,2 km).

“O esporte é muito mais do que uma competição. Ele tem a habilidade de superar o preconceito e fazer com que as pessoas construam relacionamentos pacíficos”, disse a diretora geral de esportes da Espanha, Ana Muñoz, em uma conferência de imprensa que anunciou a prova no ano passado.