México e Holanda sediam finais do Mundial

Atualizado em 05 de agosto de 2016

Após a última reunião da Comissão Executiva do ano,  a ITU (União Internacional do Triathlon) anunciou na última segunda-feira (15) que México (em uma cidade que ainda será anunciada) e Roterdã (Holanda) sediarão as finais do Campeonato Mundial de Triathlon em 2016 e 2017, respectivamente. A grande final do Campeonato Mundial corresponde à última etapa do World Triathlon Series.

“Como destinos turísticos exclusivos e populares com as condições ideais para o triathlon, México e Holanda vão oferecer competição de classe mundial, bem como muitas atividades para atletas, famílias e fãs ao longo de uma semana emocionante de provas”, disse Presidente ITU, Marisol Casado. 

leiamais-cinza-novo
iconezinho  ABU DHABI ABRE O MUNDIAL 2015
iconezinho
  CBTRI DIVULGA CALENDÁRIO 2015

“Estamos ansiosos para expandir a atenção mundial sobre triathlon em nossa meta de crescer o esporte nestes eventos cobiçados”, concluiu.

O México já organizou duas vezes a decisão do Campeonato Mundial, mas nunca no atual formato, com etapas espalhadas ao longo da temporada. Em ambas oportunidades (1995 e 2002), Cancún foi a sede. Nos últimos anos, o país se limitou a sediar eventos da Copa do Mundo (segundo circuito em importância da ITU), com etapas em Cozumel e Huatulco. A Federação Nacional definirá no começo de 2015 o local da grande final de 2016.

Já a Holanda nunca recebeu a decisão do Campeonato Mundial. O país também tem pouca experiência em Copas do Mundo, tendo sediado uma etapa em 2010 em Holten.

Além da definição do campeão mundial da temporada, a Grande Final do Campeonato Mundial define também os campeões Junior, sub-23 e do paratriathlon. A última etapa também conta com categorias amadoras por idade.

Em 2015 a última etapa do Campeonato Mundial acontecerá em Chicago, entre os dias 15 e 20 de setembro.

Os atuais campeões do World Triathlon Series são o espanhol Javier Gomez e a norte-americana Gwen Jorgensen.