Ironman unifica regras com a ITU

Atualizado em 05 de agosto de 2016
Mais em Notícias

O Ironman anunciou em seu site oficial uma nova padronização de regras para a temporada 2015. Com a atualização, os eventos do circuito (Ironman e Ironman 70.3) estarão mais próximos das provas regidas pela União Internacional do Triathlon (ITU). As novas regras passam a valer a partir do dia 1º de março na Europa, Ásia e Américas, e entre março e julho na Ásia e Oceania.

“Nós trabalhos juntos com a ITU por esta iniciativa no ano passado. Como o Ironman continua crescendo e expandindo para mercados emergentes que possuem limitado apoio de suas Federações, é importante possuir uma série de regras uniformes para nossas provas”, disse Andrew Messick, CEO do Ironman. “Este é um grande passo para nós harmonizarmos as regras das nossas competições, o que criará uma experiência mais consistente”.

leiamais-cinza-novo
iconezinho  MIRINDA CARFRAE SERÁ UMA DAS ESTRELAS DO IRONMAN MELBOURNE

As novas regras do Ironman fazem respeito a penalidades por tempo, temperatura para o uso das wetsuits e zonas de vácuo. Confira a seguir:

Zonas de vácuo:

Amadores: A zona de vácuo será de 10 metros (5 bikes de espaço livre). O atleta poderá entrar na zona de vácuo para ultrapassar o adversário tendo com o tempo máximo de 20 segundos para realizá-lo.

Elite: A zona de vácuo é de 12 metros (6 bikes de espaço livre). O tempo máximo para realizar a ultrapassagem é de 25 segundos.

Cartões de penalização (para Elite e amadores):

– Amarelo: Stop and go
– Azul: 5 minutos de penalização
– Vermelho: Desclassificação

Tempos de penalizações:

– Primeira: 5 minutos
– Segunda: 5 minutos
– Terceira: Desclassificação
(três cartões – azul ou amarelo – resultam em um vermelho)

Temperatura da água para uso da Wetsuit

Amadores: água até 24,5ºC – em provas não competitivas, a temperatura da água poderá chegar a 28,8ºC
Elite: água até 21,9ºC

Foto: Divulgação/Ironman