Ironman Brasil supera marca de mil inscritos

Atualizado em 29 de julho de 2016
Mais em Notícias

Faltando 50 dias para a larganda da oitava edição do Ironman Brasil em Florianópolis/SC, a prova superou a marca de 1.000 inscritos, de 34 países. Como o prazo de inscrição será encerrado no dia 30 de abril, a expectativa dos organizadores é de que o limite técnico de 1.250 atletas seja atingido sem dificuldade.  A competição, no dia 25/5, é a única seletiva para a final do Circuito no Havaí, em outubro, distribuindo ao todo 50 vagas entre amadores e profissionais, além de 50 mil dólares para os melhores profissionais no masculino e feminino.

“Isso mostra, a cada ano, que a prova já conquistou seu lugar de destaque no cenário internacional. Além disso, deixa claro que o trabalho realizado está no caminho certo. Não tenho dúvidas que atingiremos o limite técnico, uma vez que temos o mês inteiro pela frente e, infelizmente, é comum que alguns atletas deixem para a última hora”, explica Carlos Galvão, diretor geral da prova e da Latin Sports, organizadora do Ironman Brasil 2008.

Entre os nomes já confirmados nos profissionais estão alguns destaques da modalidade, como os campeões Eduardo Sturla (ARG), Olaf Sabatschus (ALE) e Oscar Galindez (ARG), além de atletas de destaque como Fábio Carvalho (BRA), Ivan Albano (BRA), Fred Monteiro (BRA) e Rita Correia (BRA). Em 2007, Oscar Galindez e a alemã Nina Kraft foram os vencedores da prova. O paulista Reinaldo Colucci, em segundo, e a fluminense Fernanda Keller, em quarto, foram os melhores atletas nacionais.

O evento integra um circuito mundial que classifica cerca de 1.500 atletas para a final no Havaí (EUA), no mês de outubro. Como são 50 vagas abertas, a prova torna-se atrativa aos competidores de vários países, que têm a chance de brigar por um lugar na final e ainda aproveitar a viagem para fazer turismo pelo país.  As inscrições deverão ser feitas pelo site oficial, www.ironmanbrasil.com.br, e o valor da inscrição é de 400 dólares.

O Ironman Brasil 2008 largará às 7 horas da manhã, para os 3,8 quilômetros de natação, seguido de 180 quilômetros de ciclismo e 42,1 quilômetros de corrida. A principal mudança na prova deste ano é no percurso do ciclismo, atendendo a sugestões da Prefeitura de Florianópolis. Foram eliminados os trechos que passavam pela Praia da Daniela, Jurerê (tradicional) e ainda a Universidade Federal de Santa Catarina, que agora serão cumpridos na Via Expressa Sul no caminho para o aeroporto, passando pelos túneis.

A programação oficial será toda no Clube Doze de Agosto, já a partir do dia 21 com a abertura da Expo Ironman, além do tradicional jantar de massas no dia 23. No dia 25, a movimentação começará às 4h30, com a pintura dos atletas, entrega de sacolas do Special Needs (ciclismo e corrida) e acesso à área de transição. Às 7 horas será dada a largada para profissionais e amadores, com chegada do primeiro no masculino prevista para as 15h30. A prova será encerrada à meia-noite. No dia seguinte, 26, acontecerá a confirmação das vagas, às 9 horas, ficando para o meio-dia a cerimônia de premiação e almoço.