Ironman anuncia novas regras já em março

Atualizado em 20 de setembro de 2016
Mais em Notícias

A organização do Ironman anunciou novas regras para as provas de 2016, que passam a ter validade a partir de 1º de março. A prova que começa a validar as novas regras é o Ironman da Nova Zelândia, no dia 5 de março. Dentre as novidades, que buscam alinhamento com o regulamento da Federação Internacional de Triathlon (ITU), está o aumento da zona de vácuo, que passa de 10 para 12 metros, e a proibição oficial do uso de snorkel na etapa da natação.

Segundo o diretor-geral de arbitragem do Ironman, Jimmy Riccitello, as novas medidas têm por objetivo estreitar a sintonia entre a entidade máxima do triathlon e a maior franquia da modalidade, para que a médio prazo possam trabalhar com a possibilidade de organizar as provas de longa distância em conjunto, como é o caso do Campeonato Europeu de Longa Distância.

Confira as cinco novas regras do Ironman

1- A zona de vácuo passará de 10 para 12 metros, e será válida tanto para as provas do Ironman quanto do Ironman 70.3, assim como para atletas amadores e profissionais. A distância compreende o espaço entre a roda dianteira do atleta de trás e a roda dianteira do atleta da frente, o que equivale a cerca de seis bicicletas. O tempo de ultrapassagem também aumentará de 20 para 25 segundos, sendo que o atleta na dianteira não pode reagir durante a ultrapassagem.

2- A desclassificação por três infrações também não existirá mais no Ironman. O atleta só poderá ser eliminado em caso de receber o cartão azul (não respeitar o vácuo e jogar lixo em áreas não autorizadas). As outras violações, punidas com cartão amarelo, não geram desclassificação. Mesmo com a nova regra, os árbitros continuarão com poder de decidir se o atleta poderá ser desclassificado ou não.

3- O snorkel passará a ser oficialmente proibido na etapa de natação. Embora equipamentos não fossem permitidos para nadar, o Ironman decidiu oficializar a medida após problemas judiciais e interpretações no regulamento.

4- Macaquinhos com manga curta serão permitidos para a natação

5-Não haverá mais padrão para cancelar a etapa de natação em um Ironman. Se o clima ou o mar não estiverem em condições de disputa, a organização poderá optar por fazer ciclismo com corrida ou corrida, ciclismo e corrida.