De olho no calendário de triathlon

Atualizado em 08 de agosto de 2016
Mais em Notícias

Para muitos triatletas, os meses de setembro e outubro marcam o fim da temporada. Todos os campeonatos mundiais estão em fase final, assim como as provas longas mais importantes do País e o campeonato nacional da distância olímpica. No Brasil, restam ainda três meses de competições e algumas provas importantes, mas o cansaço acumulado já começa a aparecer. Portanto, é hora de definir as próximas metas, planejar o caminho e começar a se preparar para um ano de excelentes resultados. Que tal seguir as dicas baseadas no conceito de um dos mais respeitados treinadores de triathlon do mundo, o norte-americano Joe Friel?  

Estabeleça prioridades

Comece definindo as provas-alvos da temporada: uma ou duas, com pelo menos quatro meses de intervalo. Podem ser o Campeonato Brasileiro e o Mundial da ITU, Ironman Brasil e Mundial de 70.3 ou etapas do Troféu Brasil. Saiba que essas serão as provas às quais você chegará descansado e em condições de desempenhar o seu melhor. Procure escolher aquelas cuja data não coincida com períodos turbulentos – fechamento de resultados do escritório, férias escolares do filho ou logo após um inverno rigoroso –, o que pode comprometer sua preparação.

Programe eventos-testes

Definidas as metas principais, escolha duas ou três provas que o ajudarão a ganhar ritmo de competição e testar aspectos como evolução dos treinos, nutrição e tática de prova. Podem ser provas mais curtas, mais próximas de casa ou mais baratas. Programe alguns dias de descanso antes desses eventos – e de recuperação após os mesmos – e entenda que essa é a hora de arriscar nas estratégias.

Participe de provas locais

Analise o calendário local e encontre provas de sprint triathlon, duathlon, corridas de rua e travessias de natação. Inscreva-se em alguns desses eventos para competir sem pressão por resultados, substituindo um treino forte da semana. O ambiente competitivo, além de divertido, o impulsionará a fazer o seu melhor nesse “treino de luxo”, e um pódio de categoria ou recorde pessoal servirão como motivação para manter o foco nos treinos rumo ao objetivo maior da temporada.

Simulação

Prova-Alvo:

IM Brasil (Florianópolis/maio)

Eventos-testes:

Internacional de Santos (fevereiro) e Long Distance Caiobá (abril)

Outras provas:

Travessia Aquática (janeiro), Sprint Triathlon(fevereiro), Meia-Maratona (março), Treinos de Transição Longos (abril/maio)

Pós-IM:

Férias! Tire algumas semanas de descanso do triathlon e vá fazer outras atividades.

Matéria publicada na Revista VO2, na edição #96, setembro de 2013.