Bernardinho "mata" estresse no Rio Triathlon

Atualizado em 05 de agosto de 2016
Mais em Notícias

Amante do ciclismo, o técnico da seleção masculina de vôlei, Bernardinho, disputou – e completou sem maiores problemas – no último domingo a prova da categoria Sprint (750 m de natação, 20 km de ciclismo e de 5 km de corrida) do Rio Triathlon.

A competição – que consagrou Rodrigo de Faria, da equipe R.F Sports, como campeão – teve, porém, em Bernardinho a principal estrela. O comandante da seleção de vôlei terminou o evento na 115ª colocação, com tempo de 1h23min09.

Aos 55 anos, o competitivo Bernardinho encara o triathlon como uma forma de desafiar o próprio corpo e também de aliviar os nervos tão exigidos na estressante rotina de treinador.

O carioca conquistou no Rio Triathlon sua primeira medalha na modalidade.

Paixão pelas Bikes
Antes de unir natação, bicicleta e corrida, Bernardinho já era assíduo do ciclismo, que é sua especialidade, por assim dizer, como triatleta.
Em entrevista à revista VO2, em fevereiro de 2013, o técnico falou sobre sua paixão pelo ciclismo e contou que sua relação com a modalidade começou nas montanhas, não nas estradas.

“Sofri duas cirurgias no joelho (em 2006 e 2010) que me impediram (por um tempo) de correr. Comecei, então a fazer spinning na academia, que gerava uma adaptação à bicicleta”, conta Bernardinho. “Um dia peguei minha Mountain Bike de alumínio e decidi explorar as montanhas do Rio. O que mais me motivou foi o desafio. Desafiar a si próprio é sedutor. É um exercício de humildade”.

Desempenho
Bernardinho, 55 anos, não chegou entre os 100 melhores, mas se disse satisfeito com sua campanha. Natação e corrida ainda são uma dificuldade para o perfeccionista treinador.

Além do Sprint masculino, o Rio Trialhton teve provas nas categorias Standard Masculino (1.5 km, 40 km e 10 km), Sprint Feminino (750 m, 20 km e 5 km) e Standard Feminino (1.5 km, 40 km e 10 km), vencidas respectivamente por Fernando Told, Erica Gonçalves e Juliana Caruso.
A próxima etapa da competição será em 3 de maio. Bernardinho ainda não confirmou participação.