A 12 segundos do recorde de Ironman: entrevista com Brent McMahon

Atualizado em 20 de setembro de 2016
Mais em Notícias

vo2_300Conversamos com o canadense campeão do Ironman Florianópolis 2016. Seu tempo 7:46:10 ficou a apenas 12 segundos do recorde de Marino Vanhoenacker (BEL) no Ironman Áustria 2011. Seu tempo foi ainda o terceiro melhor na história Iron distance, perdendo apenas para, além de Marino, Andreas Raelert (ALE), no Challenge Roth 2011: 7:41:33.

MundoTRI: Brent, o que você mudou do ultimo ano, em termos de preparação, para o Ironman Florianópolis?

Brent McMahon: Fiz exatamente a mesma coisa na semana de prova em relação a 2015. Eu também fiz um bloco de treinamento muito parecido entre o 70.3 St. George e o Ironman Florianópolis. O que mudou foi que trabalhei a velocidade na corrida mais cedo este ano, depois a força na bike.

MundoTRI: Você acredita que seja sua melhor prova da carreira? Quais foram os pontos críticos para alcançar aquela performance?

Brent McMahon: Definitivamente, foi uma das minhas melhores provas. Quando eu me desgarrei do grupo, com cerca de ¾ da primeira volta de ciclismo, senti que foi a decisão que me levaria a vencer no ciclismo.

MundoTRI: Como se sentiu na corrida após um pedal tão forte?

Brent McMahon: Eu me senti muito bem correndo. Na verdade, tive que segurar nos primeiros 30km para fazer os últimos 10km fortes. Andar na frente no ciclismo me permitiu manter um ritmo constante, sem altos e baixos que minam as pernas.

WagnerAraujo_2016_IMFlorianopolis_WA8_1811

MundoTRI: Eu acredito que você não sabia que poderia bater o recorde do Ironman, certo? Se soubesse, tinha energia para ir ainda mais rápido?

Brent McMahon: Eu não sabia que estava próximo das 7h46min até os últimos 2kms. Então, consegui ganhar 25 segundos nesses 2000 metros finais. Então acredito que, se eu soubesse antes, teria alcançado o recorde.

MundoTRI: Você sempre demonstra muita animação por correr no Brasil, por que?

Brent McMahon: Há tantos fãs incríveis aqui e a atmosfera é muito relaxante.

MundoTRI: Agora que você tem a vaga para Kona, mudará alguma coisa em sua preparação? Pretende descansar um pouco mais e escolher melhor suas provas?

Brent McMahon: Eu já tinha minha vaga para Kona antes da prova, se analisamos os pontos que já conquistei. Então, essa prova foi para tentar o mais rápido e forte que eu poderia. Vou me manter no meu calendário original.

MundoTRI: Metas para Kona? Top 3? Vitória?

Brent McMahon: Eu vou para tentar ganhar. Eu pensei que teria uma chance no ano passado, mas neste ano eu realmente acredito que possa fazer acontecer.

WagnerAraujo_2016_IMFlorianopolis_5WA_0944

MundoTRI: Você acredita que os atletas da ITU como você dominarão completamente o circuito Ironman nos próximos anos?

Brent McMahon: Eu acredito que haverão mais atletas da ITU, mas esse é o desenvolvimento natural dos atletas nos dias atuais: curta distância e depois longa distância à medida que se envelhece.

MundoTRI: Brasil em uma frase…

Brent McMahon: Formidável!

MundoTRI: Você virá para assistir as Olimpíadas no Rio? [Nota do editor: Brent foi atleta olímpico pelo Canadá em Londres 2012 – 27º, e Atenas 2004 – 39º]

Brent McMahon: Infelizmente não, mas eu adoraria!

Cobertura Especial Floripa 2o16 MundoTRI