10 provas de Ironman e 70.3 para curtir a arquitetura europeia, parte 1

Atualizado em 20 de setembro de 2016
Mais em Notícias

por Marcelo Alves

Uma das grandes vantagens do Triathlon é que podemos aliar nossas competições com viagens de férias ou passeio após os eventos. Embora, em alguns casos, façamos apenas um bate-volta, na maioria das provas distantes aproveitamos também para conhecer uma nova região e uma nova cultura. A Europa está repleta de provas de Ironman e Ironman 70.3 (meio iron), uma oportunidade também para desfrutar a bela arquitetura da região. Nosso editor selecionou 10 provas para quem quer conhecer um pouco das nuances da arquitetura europeia ao mesmo tempo que compete. A vantagem é que, mesmo durante o evento, esses eventos propiciam vistas únicas das belezas construídas pelo homem:

1 Ironman 70.3 Kraichgau

©Simon Hofmann/Getty Images for Ironman

©Simon Hofmann/Getty Images for Ironman

A região de Kraichgau, no sudoeste alemão, é um dos centros do Triathlon no país. Além de uma prova incrível, o apoio da população durante o desafiador percurso faz toda a diferença.  A prova oferece ainda 30 vagas para o Mundial de 70.3. Se você é um adepto, não deixe de provar a cerveja da região, que possui arquitetura típica do sul da Alemanha.

2 Ironman Copenhagen

Nigel Roddis/Getty Images for Ironman

Nigel Roddis/Getty Images for Ironman

O verão na Europa transforma o frio nórdico da Dinamarca em um espetáculo único no Triathlon. O percurso passa por diversos pontos onde é possível contemplar a arquitetura única e as belezas naturais da região, como a Opera House e  residência oficial da rainha dinamarquesa. No último ano, mais de 150.000 espectadores lotaram as ruas da capital. Vale lembrar que a prova foi vencida pelo brasileiro Guilherme Manocchio em 2015.

3 Ironman Kalmar

©Charlie Crowhurst/Getty Images for Ironman

©Charlie Crowhurst/Getty Images for Ironman

A cidade sueca de Kalmar foi a sede da primeira prova escandinava do Ironman, em 2012. O evento logo se tornou um sucesso, com destaque para o pedal sobre a ponte que liga a cidade até a Ilha de Öland, com mais de 6km. A corrida acontece nas belas ruas da cidade, que conta com uma arquitetura muito representativa do país.

4 Ironman Nice

Charlie Crowhurst/Getty Images for Ironman

Charlie Crowhurst/Getty Images for Ironman

Uma das provas mais tradicionais do mundo, Nice começa no Mar Mediterrâneo, em um dos balneários mais visitados da França. Subidas e descidas técnicas marcam uma das provas mais desafiadoras do calendário anual. O pedal cruza várias pequenas vilas pelas montanhas, em um visual digno do Tour de France. Já a corrida acontece em quatro voltas pela cidade. O destaque são as 40 vagas para o Mundial de Ironman, em Kona, Hawaii.

5 Ironman Suíça

Joern Pollex/Getty Images for Ironman

Joern Pollex/Getty Images for Ironman

Zurique recebe uma das melhores provas do mundo, a começar com os 3.800m de natação no lago cristalino homônimo à cidade. O ponto alto vem no ciclismo. São 180km de pura beleza, a começar por 30km à beira do lago, seguidos de fazendas, pequenas vilas e até mesmo castelos. Duas famosas subidas se encontram no meio do percurso: a “The Beast” e a “Heartbreak Hill”, onde se concentram milhares de espectadores. Por fim, a maratona consiste em 4 voltas pelo centro histórico da cidade e pelo lago Zurique. A rede de hoteleira merece destaque, em especial os diversos spas na região.

Na próxima parte deste artigo falaremos de mais 5 provas incríveis no Velho Continente, fique ligado aqui no MundoTRI.