Divulgação COBFoto: Divulgação COB

Gwen Jorgensen leva o ouro no Triathlon do Rio 2016

Atualizado em 20 de setembro de 2016
Mais em Notícias

A norte-americana Gwen Jorgensen confirmou seu favoritismo e conquistou neste sábado (20) a medalha de ouro na disputa feminina no triathlon do Rio 2016. Ela concluiu o percurso olímpico (1,5 km de natação, 40 km de ciclismo e 10 km de corrida) em 1h56min16, depois de uma disputa acirrada na corrida com a suíça Nicola Spirig Hug , que levou a medalha de prata com o tempo de 1h56min56. O bronze foi para a britânica Vicky Holland, com o tempo  de 1h57min01. Foi a primeira medalha olímpica de Jorgensen, que é bicampeã mundial de triathlon olímpico (2014 e 2015).

A prova feminina foi bem disputada, com a espanhola Carolina Routier sendo a primeira a sair da água, com o tempo de 19min01, seguida pela norte-americana Katie Zaferes, com 19min03. Logo na sequência chegaram a brasileira Pâmella Oliveira, a sul-africana Mari Rabie e a neozelandesa Andrea Hewitt, com 19min04.

 

 

Já no ciclismo, a espanhola teve um problema mecânico logo na primeira volta e precisou trocar a roda dianteira, o que fez com que ela perdesse um tempo valioso e caísse várias posições. A suíça Nicola Spirig Hug assumiu a liderança no pelotão da ponta na segunda volta e se manteve até a sexta, quando foi  alcançada pela norte-americana Gwen Jorgensen. Já na sétima volta, a suíça e a norte-americana dividiam a liderança com a neozelandesa Nicky Samuels. Nicola Spirig foi a primeira a concluir o ciclismo, com tempo total de 1h21min28, juntamente com a sueca Lisa Norden, a sul-africana Mari Rabie, a britânica Non Stanford e a neozelandesa Andrea Hewitt. A brasileira Pâmella Oliveira acabou se distanciando da ponta e terminou o ciclismo 3min15 atrás da líder, na 27ª colocação.

Logo no início da corrida, a suíça Nicola Spirig e a norte-americana Gwen Jorgensen assumiram a ponta, com uma vantagem de mais de 15 segundos para a australiana Emma Moffatt, então terceira colocada. Ambas mantiveram a briga acirrada pela ponta até a última volta, quando Jorgensen conseguiu abrir vantagem e levar o ouro da Rio 2016. A brasileira Pâmella Oliveira finalizou a prova em 2h04min03, na 40ª colocação.

Confira aqui as parciais e a classificação geral final.