ShutterstockFoto: Shutterstock

Evite três erros comuns na natação

Atualizado em 20 de setembro de 2016
Mais em Natação

Se você começou a praticar triathlon e seu problema maior é na hora de nadar, é bom tomar cuidado com três erros comuns na natação, considerada por muitos iniciantes na modalidade como a parte mais difícil e que exige mais habilidade.

Cuidado com treinos em sequência

Nadar demais pode prejudicar, e muito, sua performance na hora de cair na água em uma prova de triathlon. Para os iniciantes, é melhor escolher treinos curtos e com um período de descanso, para que o nado possa ser constante e não causar fadiga. Não é uma boa ideia alcançar a distância pretendida na natação em poucas sessões de treinos.

Não ficar só no crawl

Apesar de ser o estilo de nado favorito dos triatletas, que usam o crawl de quebrar as ondas e enfrentar a força do mar, é muito recomendável aprender a variar para os estilos peito, borboleta e costas, que vão fazer com que você tenha mais segurança na hora em que estiver na água.

Não se afobe

O primeiro passo para se aprender a nadar bem é não ficar extremamente focado na técnica logo de início. Os melhores triatletas parecem brincar na água, tamanha a naturalidade com que fazem seus movimentos. Antes de se estressar com o tempo cronometrado no relógio, é preciso sentir a água e habituar seu corpo a ela enquanto nada. Após isso, a técnica vai ser muito mais útil na natação.