Da pista para a lama

Atualizado em 21 de setembro de 2018
Mais em Triathlon

POR FELIPE MENDES

Em vez das regulares pistas que a maioria dos triatletas está acostumada a pedalar, barrancos de terra. Quem está acostumado às finas bikes de estrada verá a robustez das MTBs. No lugar do asfalto quente da corrida, pedras de paralelepípedo. Este é o cenário da XTerra Brasil 2006.

O triatlhon – que acontece em Ilhabela no dia 29 de julho – é um dos poucos na modalidade cross country. A prova terá 1,5 km de natação, 29 km de ciclismo e 9 km de corrida. Diferentemente das provas tradicionais de triathlon, em competições com terreno misto o risco de uma queda é bem maior. Por esse motivo, alguns triatletas profissionais preferem não participar, como Oscar Galindez, campeão do Ironman Brasil 2006, que resolveu se poupar para o Ironman do Havaí.

A prova terá muitos participantes. As inscrições já estavam quase esgotadas dois meses antes da data da prova. Vários de triatletas de alto nível já confirmaram presença, como Sandra Soldan. A triatleta carioca volta ao Brasil em julho e compete com força total.