Brasileiros vencem no Troféu Brasil de Triathlon

Atualizado em 20 de setembro de 2018
Mais em Triathlon

POR FERNANDO MELLO

Os brasileiros Fábio Carvalho e Carla Moreno venceram a 1ª etapa do 16º Troféu Brasil de Triathlon, no domingo (19/3), em Santos, litoral de São Paulo. Os triatletas superaram o forte calor de 30 graus da cidade paulista e confirmaram o favoritismo na prova, que contou com quase 800 atletas, do Brasil e também da Argentina e do Canadá.

Fábio Carvalho optou pela estratégia de abrir no ciclismo e administrar a corrida para vencer a etapa. Ele superou o campeão do Troféu em 2004 e vice em 2005, o goiano Santiago Ascenço, segundo colocado na etapa. Na terceira colocação ficou o argentino Ezequiel Morales, que fez uma prova de recuperação e chegou na frente de outros dois favoritos, o carioca Virgilio de Castilho e o mineiro Bruno Khouri.

Carvalho fechou a etapa em 1h48min18s, quase dois minutos e meio à frente de Ascenço. Ele ficou satisfeito com a vitória e com a estratégia utilizada.

“A natação foi tranqüila e quando saí do mar quis partir para frente para depois correr tranqüilo e consegui abrir. Fiquei até impressionado de como consegui abrir quando fiz o contorno dos 20 km. Nos últimos quilômetros do pedal dei uma segurada para correr bem, porque estava muito quente e consegui manter a vantagem”, disse Carvalho, ao final da prova.

Já na prova feminina, a disputa ficou entre Carla Moreno, Mariana Ohata e Ana Boccanera e foi muito acirrada na natação e no ciclismo. Moreno conseguiu abrir vantagem na corrida, sua especialidade, e superou Ohata, segunda colocada. No terceiro posto, Natasha Filliol, do Canadá, superou Boccanera no final.

“Foi desgastante demais, por causa do calor. Fiz o que o que planejei, muita força o tempo todo. Me poupei na natação e ciclismo para apertar na corrida”, contou Carla Moreno, tetracampeã do Troféu Brasil.

A triatleta de 29 anos disse que agora vai seguir treinando para brigar por vagas nos Jogos Pan-Americanos de 2007, no Rio de Janeiro, e na Olimpíada de Pequim, em 2008. Foi o quarto resultado positivo de Moreno em 2006. Antes de Santos, ela já havia faturado o tricampeonato do Mundialito de Fast Triathlon, o bicampeonato do Internacional de Santos e ainda o tetra no Sesc Triathlon Caiobá.

A próxima etapa do Troféu Brasil de Triathlon será dia 23 de abril, na USP, em São Paulo. Depois, os triatletas competem em Goiânia (GO), Nova Lima (MG) e mais três vezes em Santos.

Confira os resultados da 1ª etapa do 16º Troféu Brasil de Triathlon:

Masculino
1- Fábio Carvalho (Herbalife/Unimonte/Mizuno) – 1h48min18s
2- Santiago Ascenço (Pão de Açúcar/Celg/Halexistar/Mizuno) – 1h50min43s
3- Ezequiel Morales (Mizuno/Mirax) – 1h51min31s
4- Virgílio de Castilho (Pão de açúcar) – 1h52min03s
5- Bruno Khouri (bolsa atleta do governo federal) – 1h52min41s

Feminino
1- Carla Moreno (Pão de Açúcar/Unimonte/Powerbar/Nike/Fuji) – 2h02min23s
2- Mariana Ohata (Pão de Açúcar/Dahma) – 2h03min58s
3- Natasha Filliol (Asics/Powerbar/Hary Projec) – 2h06min47s
4- Ana Cristina Boccanera (Mizuno/Scott/Renato Estrella) – 2h09min30s
5- Taisa Gentina (São Carlos/SP) – 2h10min46s