70.3 milhas para o Mundial

Atualizado em 21 de setembro de 2018
Mais em Triathlon

POR FELIPE MENDES

No dia 11 de novembro de 2006, 1.800 triatletas participam na Flórida do Campeonato Mundial de Ironman 70.3. Mas competir nessa prova não é algo fácil de se conseguir, pois apenas atletas classificados podem largar.

Uma boa oportunidade para os competidores latino-americanos tentarem a classificação é o Ironman 70.3, prova a ser realizada em Brasília no dia 20 de agosto. A competição, que tem vagas limitadas a 600 triatletas, já tem mais de 160 inscritos. Um deles é o tricampeão do Ironman Brasil, Oscar Galindez (2001, 2003 e 2006). Entre os brasileiros, que compõem a grande maioria dos inscritos, está o único triatleta do país já classificado para o Ironman do Havaí, Ivan Albano.

Ivan, que conquistou a oitava posição no Ironman Brasil 2006, já está de volta aos fortes treinos e mesmo sabendo das dificuldades da prova, visa o pódio no dia 20: “Não acho que o clima de Brasília possa atrapalhar, mas correr na capital é sempre muito difícil”.

Se o paulista de Mogi Mirim conseguir ficar entre os primeiros, a chance de conseguir a vaga para o Mundial é grande. São 100 vagas distribuídas proporcionalmente ao número de atletas inscritos em cada categoria. Aí restará para Ivan a decisão de competir no Havaí em outubro e um mês depois ir para a Flórida disputar o Mundial. O triatleta está animado: “Até dá para aproveitar os treinamentos para o Havaí. Competir na Flórida não é uma hipótese que eu descarto”.

O Ironman 70.3 recebe este nome por seu percurso somar, em milhas, a distância 70.3. Convertido para o sistema métrico-decimal, a prova se enquadra em um meio-ironman (1,9 km de natação, 200 km de ciclismo e 21 km de corrida).