Whey protein: Anvisa proíbe venda de mais um

Atualizado em 08 de agosto de 2016
Mais em Nutrição

No começo do mês de Abril, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu a venda de dois whey proteins. Ontem (14), mais um suplemento alimentar desse tipo teve sua comercialização proibida: o Whey Protein Optimazer (sabor banana, com validade até agosto de 2015), da Cyberform. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União.

++ LEIA MAIS:
>> 
GLOSSÁRIO DOS SUPLEMENTOS ALIMENTARES
>> SUPLEMENTOS ALIMENTARES: ESCOLHA O SEU

Os testes realizados pelo Instituto Adolfo Lutz – laboratório de saúde pública do Governo do Estado de São Paulo – constataram quantidade superior de carboidratos, em relação ao valor nutricional apresentado no rótulo. A Anvisa tolera a diferença em, no máximo, 20% entre o conteúdo real do produto e o que traz impresso na embalagem.

Além disso, Manihout utilíssima (mandioca) foi encontrada na composição do whey protein. Entretanto, não constava na lista de ingredientes.

A decisão da agência entrou em vigor ontem (14). Desde o fim do ano passado, quando Felix Bonfim, empresário do ramo dos suplementos alimentares, denunciou a adulteração em alguns whey proteins, a Anvisa tem fiscalizado o produto. No fim do último mês de fevereiro, 20 lotes (de 14 fabricantes) foram retirados de circulação. Depois, em março, foi a vez do 100% 3 Whey Protein Top Fuel, da Vulgo Suplementos, ter as vendas suspensas.