Vitaminas para ter mais energia na corrida

Atualizado em 11 de julho de 2017
Mais em Nutrição

Para que você se dê bem na corrida é importante ter energia (de sobra) antes, durante e depois de um treino ou prova, o que faz toda a diferença na vida de qualquer corredor. Para isso, é comum o uso de sachês de carboidrato ou gel energético para dar aquela forcinha extra na corrida. Mas você sabia que pode apostar em vitaminas que são tão boas quanto esses suplementos?

Os alimentos são ótimas pedidas para um corredor ter energia o suficiente para correr. Quando o organismo dispõe dos nutrientes necessários para manter seu bom funcionamento, o desempenho durante as passadas aumenta expressivamente e você passa a voar baixo.

Por isso, escolher os alimentos certos para fazer uma bela vitamina já é meio caminho andado para que você tenha uma boa fonte de energia. Antes do treino pense, sempre, em aumentar a reserva de glicogênio muscular através da ingestão de carboidratos. Priorize, ainda, a reserva de gorduras, que serão fontes de energia para exercícios de longa duração.

Já no pós-treino o importante é ingerir proteínas e, novamente, carboidratos, os quais ajudam na recuperação e no ganho de energia. A proteína age na construção dos tecidos, sendo essencial para manter o bom rendimento nos exercícios físicos. Ela promove, também, a manutenção dos músculos, e, no treinamento, melhora a recuperação e a adaptação do corpo ao estímulo gerado pela corrida.

Quando há a combinação de carboidratos e proteínas, ocorre uma melhor resposta ao exercício, e isso influencia na recuperação muscular. Por isso, aposte nessa dupla.

Qual vitamina fazer?

Se você ficou com vontade de investir nas vitaminas, seguem receitas que podem trazer bons resultados para as suas passadas. Os ingredientes usados ajudam a dar mais energia para os treinos.

Antes do treino

Tome uma vitamina de morango (5 unidades), couve (1 folha), banana (1 média), açaí (50g), semente de abóbora (1 colher de chá) e água de coco natural (200 ml).

Depois do treino

Tome uma vitamina de abacaxi (1 fatia), maçã (1 pequena), hortelã (folhas), espinafre (3 folhas), quinoa (1 colher de sopa) e água de coco natural (200 ml). Acrescente, ainda, alpiste em pó, que é rico em carboidrato. Ele pode ser feito colocando a semente (encontrada em casa de produtos naturais) de molho. Use água suficiente para cobrir o alpiste e pingue algumas gotas de limão. Deixe a mistura esperando por 8h. Escorra e lave a semente em água corrente. Depois, bata no liquidificador.

(Fonte: Alice Amaral, médica especialista em Nutrologia e Medicina do Exercício e Esporte pela Associação Médica Brasileira, Associação Brasileira de Nutrologia e Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte)