Veja como fazer um ovo de Páscoa para atletas

Atualizado em 08 de agosto de 2016
Mais em Nutrição

Vem aí um dos feriados mais aguardados do ano. Afinal, quem não gosta de um bom chocolate? Mas quando o assunto é bem estar muitas vezes o doce é colocado com vilão. Principalmente para as pessoas que praticam atividades físicas e temem ganhar 'peso extra' no feriado.

Mas será que o chocolate é mesmo um mal? Não de acordo com a nutricionista Andrea Tavares Hirga, do Centro de Educação Alimentar Sanavita (CEAS). Para ela, o alimento é uma ótima fonte de energia além de ajudar na recuperação bem como outros benefícios à saúde.

“O chocolate fornece energia rápida e pode auxiliar na recuperação do atleta, bem como na melhora da disposição. Os estudos mostram ainda que os chocolates mais amargos (50% ou mais de cacau) são boas fontes de flavonoides que promovem outros benefícios à saúde como, proteção cardiovascular, ação antioxidante, bem estar, etc”, explica Andrea.

Mas não pense em sair comendo chocolate à vontade. Assim como qualquer alimento, sua ingestão requer moderação e depende dos planos alimentares de cada atleta.

“O chocolate pode ser consumido antes ou durante os treinos de longa duração, mas não há regras. Essa indicação irá depender do plano alimentar elaborado para o atleta, uso de suplementos e outros repositores energéticos, sempre com moderação”, explica Andrea que completa.

“O consumo de 25 a 30g (pedaço pequeno) diariamente é o recomendado, pois os dois tipos de chocolates (branco e ao leite) são fontes de gordura e açúcares”.

E para não deixar os atletas apenas na vontade, Andrea também deixa como sugestão um ovo de páscoa para atletas, elaborado pela nutricionista Pâmela Miguel e que utiliza chocolate amargo. “A dica é substituir o chocolate branco, também por chocolate amargo e aproveitar o ovo de páscoa em pequenas porções. Ótimo treino, ótima páscoa!!

Ingredientes
500 g de chocolate amargo Fracionado
4 fôrmas de ovos de 250 g
1 pincel
Papel-manteiga

Recheio
250g de chocolate branco
1 xícara de creme e leite light
2 scoops de Balance Protein – Baunilha

Modo de Preparo
– Derreta o chocolate em banho Maria, em fogo baixo.
– Desligue o fogo e, com a espátula, mexa delicadamente o chocolate com cuidado de não ter contato com água.
– Molhe o pincel no chocolate e passe nas fôrmas.
– Leve à geladeira por 10 minutos e repita a operação por mais duas vezes. Leve a geladeira por aproximadamente 20 minutos, com a parte interna da fôrma virada para baixo, sob uma bandeja com papel manteiga
– Retire da geladeira, desenforme com cuidado sobre uma superfície lisa forrada com papel-manteiga e deixe secar por 1 hora.

Recheio
Em banho maria derreta o chocolate branco, adicione o creme de leite e mexa bem. Desligue o fogo e adicione o Balance Protein – Baunilha

Montagem 
– Espalhe o recheio nas 2 partes internas do ovo. Pincele chocolate amargo derretido e leve a geladeira, Repita o procedimento e leve a geladeira por aproximadamente 20 minutos com a parte interna da fôrma virada para cima.
– Retire da geladeira, desenforme com cuidado sobre uma superfície lisa forrada com papel-manteiga e deixe secar por 1 hora.
– Embrulhe com papel metalizado e faça sua embalagem!