Vegetarianos são mais magros, diz estudo

Atualizado em 20 de abril de 2016
Mais em Nutrição

Um estudo desenvolvido pela Universidade Loma Linda, na Califórnia (Estados Unidos) sugere que indivíduos que seguem uma dieta vegetariana são mais magros, mesmo consumindo a mesma quantidade de calorias da dieta com canes.

Os pesquisadores se basearam nos dados de 71.751 pessoas, durante 5 anos, que foram divididas em cinco grupos: o dos consumidores de carne; dos semi-vegetarianos (comem carne ocasionalmente); dos pescovegetarianos (consomem apenas peixe); dos ovolactovegetarianos (comem laticínios); e veganos (não consomem nenhum produto de origem animal).

Durante o estudo, todos os indivíduos ingeriram a mesma quantidade calórica, de 2.000 calorias diárias e, mesmo assim, os veganos foram aqueles que apresentaram menor índice de massa corporal (IMC), enquanto os que tinham o maior índice foram aqueles que consumiam carne regularmente.

Ainda, segundo um relatório publicado em 2003 pela Associação Dietética norte-americana, vegetarianos têm 50% menos risco de apresentar diabetes, têm menos doenças cardíacas e seus níveis de colesterol, geralmente, são mais controlados, assim como a pressão arterial.

Por esta razão, os pesquisadores norte-americanos acreditam que uma dieta vegetariana pode estar associada a perda de peso, aliada com a prática regular de atividades físicas.