Variação do sono pode influenciar no controle do peso

Atualizado em 20 de setembro de 2017
Mais em Nutrição

Pesquisadores da Universidade Brigham Young (BYU, na sigla em inglês), em Utah (EUA), descobriram que a variação da quantidade de sono pode influenciar no peso – mesmo se você descansa o tempo suficiente.

Para realizar o estudo, os cientistas utilizaram 330 jovens mulheres. Elas tiveram que dormir por sete dias com um monitor de sono. As que dormiram pouco (menos de 6,5 horas) ou muito (mais de 8,5 horas) tinham maior gordura corporal e a qualidade do sono não era boa.

Muitas pesquisas já apontavam isso, mas o que os pesquisadores reparam é que as mulheres que dormiam de maneira inconsistente, com variações de tempo na cama e que acordavam em diferentes horas ao longo da semana, também estavam acima do peso.

Segundo o estudo, as jovens em que a variação era de mais de 90 minutos de sono entre uma noite e outra, tinham mais gordura corporal do que as que a mudança não passava dos 60 minutos. Por último, as mulheres mais magras acordavam, regularmente, em um horário.

O responsável pelo estudo, Bruce Bailey, recomenda que todos pratiquem atividades físicas e que durmam apenas à noite, em um ambiente quieto, escuro e agradável, para melhorar ainda mais a qualidade do sono.