Um novo sorvete pode fazer você correr mais rápido

Atualizado em 13 de junho de 2017
Mais em Nutrição

Sorvete não costuma ser associado à melhora de desempenho de atletas, mas um professor universitário e cardiologista italiano diz ter encontrado a fórmula para mudar isso. Ele afirma ter criado uma versão da sobremesa rica em propriedades antioxidantes e com potencial para melhorar o rendimento de esportistas.

Valerio Sanguigni fez receitas de sorvete utilizando pó de cacau, avelã e extrato de chá verde. Para testar os efeitos, submeteu um grupo de 14 atletas amadores a exames em bicicletas ergométricas, em que precisavam pedalar o mais rápido que conseguiam. Amostras de sangue foram coletadas antes e depois dos exercícios.

O grupo de voluntários que ingeriu a sobremesa criada pelo professor apresentou melhora na função vascular. O que comeu sorvete normal de chocolate como placebo não teve alterações. Os resultados foram publicados na revista científica Nutrition.

“As temperaturas baixas e controladas são a melhor maneira de conservar as propriedades antioxidantes dos alimentos. Por isso pensei em colocá-las em sorvetes”, disse Sanguigni ao jornal italiano La República. “Muitos alimentos perdem suas propriedades antes de chegar a nossa mesa. Os que as conservam melhor são frutas secas, grãos de cacau e chá verde, especialmente em temperaturas baixas e controladas”, completou.

 

 

Segundo o criador do sorvete, este seria o primeiro estudo demonstrando que um sorvete natural abundante em polifenóis melhora a função vascular em pessoas saudáveis pela redução do estresse oxidativo.

Sanguini fez suas receitas, mantidas em segredo, em uma sorveteria de Roma. “Quem disse que os alimentos saudáveis não podem ser gostosos?”, questionou.