Ultramaratonistas e trail runners: dicas para caprichar na dieta

Atualizado em 20 de abril de 2016
Mais em Nutrição

Se percorrer 42 km de uma maratona é difícil, correr uma ultramaratona ou provas de trail run em terrenos acidentados, costões de pedras e florestas é ainda mais complicado. Corridas desse tipo exigem um bom preparo do atleta. Além de dedicação aos treinos aeróbicos, uma boa alimentação é fundamental para que o esportista tenha energia durante o trajeto.

"Além de muita água durante todo o dia, ultramaratonistas devem caprichar nos carboidratos integrais. Batata doce, inhame, mandioca, aveia, tapioca, mandioquinha, arroz e macarrão integral devem ser consumidos 60 minutos antes dos treinos ou provas. Claro que as proteínas magras e saudáveis (ovos, carnes de vaca, frango e peixes) podem acompanhar essas refeições, mas devem ser incluídas sem exageros”, explica o nutricionista esportivo, Luís Ricardo Alves.

Castanhas como nozes, amêndoas, macadâmia, amendoim, castanha de caju, do Pará e abacate são excelentes fontes de gordura e têm efeito anti-inflamatório no corpo do atleta. Segundo o especialista elas também possuem pequenas quantidade de proteína.

O nutricionista ainda orienta como deve ser a alimentação no pós-prova. “Depois de uma hora de treinamento ou prova, o mais recomendado para atletas que visam rendimento são suplementos esportivos. O ideal é que sejam ingeridos de 30 a 60 g por hora de treino”.

Luís sugere que o atleta vá até um nutricionista especializado em nutrição esportiva, para montar um cardápio que esteja de acordo com o volume de treino e rotina de cada atleta.