Três alimentos para bombar sua dieta

Atualizado em 03 de janeiro de 2018
Mais em Nutrição

Todos os anos, alguns alimentos diferentes surgem no mercado prometendo trazer benefícios à saúde, ajudando a emagrecer, entre outras funções. Goji berry, semente de chia, e outros fizeram sucesso. Neste ano, três candidatos a “queridinhos das dietas”, o trigo Freekeh, Kefir e romã, são as “bolas da vez”.

Trigo Freekeh

É um alimento utilizado há muitos anos na culinária árabe. Sua colheita é feita um pouco antes do seu ponto habitual de maturação. Com isso, o teor proteico é ligeiramente maior, em relação ao grão maduro, assim como a quantidade de antioxidantes.

Comparado ao arroz integral, o trigo Freekeh conta com o dobro do teor de proteínas e quatro vezes mais fibras. Logo, a sensação de saciedade proporcionada pelo alimento é maior.

Como todo cereal, é rico em carboidratos, nutriente que fornece energia para o organismo. Sua digestão é lenta, prolongando o abastecimento energético ao longo do dia.

Para quem quer perder peso, o trigo Freekeh – por ser colhido antes da maturação – exerce menos influência na concentração de açúcar no sangue. Consequentemente, favorece na redução dos lipídeos (gordura).

Como consumir: pode substituir o arroz nas refeições ou ser adicionado a saladas e sopas.
Onde comprar: lojas de comida árabe ou de produtos naturais.

Kefir

A bebida probiótica tem como base um composto de leite, açúcares, leveduras e bactérias importantes para a nossa flora intestinal. Sua aparência é próxima a do iogurte, mas um pouco mais líquida e refrescante.

A principal característica do Kefir é melhorar o sistema imunológico. Além disso, tem ação anticancerígena, antiviral e ajuda a regular o sistema intestinal.

Como consumir: pode ser adicionado ao leite ou substituir o iogurte em misturas com frutas e cereais.
Onde comprar: casas de produtos naturais.

Romã

Muito além de ser consumida por superstição na virada do ano, essa fruta tem poucas calorias (55 kcal em 100 g) e é rica em nutrientes antioxidantes (entenda sua função na reportagem Controle os radicais livres do seu corpo). A romã também acelera o metabolismo – o que pode ajudar pessoas que querem emagrecer. Tem função anticancerígena, reduz os teores de colesterol e protege o sistema cardiovascular.

Como consumir: além de comer a própria fruta, é possível fazer sucos, geleias e, até, acrescentar em saladas.
Onde comprar: feiras livres, sacolões e supermercados.

Fonte: Andre Pellegrini, nutricionistas esportivo do Instituto do Atleta (INA), em São Paulo