Tapioca pode substituir pão francês

Atualizado em 14 de junho de 2017
Mais em Nutrição

Pessoas que querem perder peso sempre procuram alternativas a alimentos que comemos, praticamente, todos os dias. O pãozinho francês está entre eles. Em média, 140 calorias são ingeridas por unidade (50 g) – sem contar a manteiga ou qualquer outro item que o recheie. Uma (deliciosa) opção é a tapioca.

 

 

Com 68 calorias – nas mesmas 50 g do pão –, o prato de origem indígena – e típico das regiões Norte e Nordeste –, garante uma boa saciedade, segundo o nutricionista Andre Pellegrini, do Instituto do Atleta, em São Paulo. “O aquecimento da farinha de mandioca gera uma goma que deixa a digestão mais lenta”, explica.

Outra vantagem da tapioca é que ela não contém glúten, portanto, não causa problemas aos intolerantes a essa proteína. Aliás, apenas 1,6 g de proteína compõe o prato, contra 4,73 g do pão.

Pellegrini ressalta outro benefício: “podemos preparar uma tapioca do tamanho de um pão francês, usando bem menos farinha.” Ou seja, “muito menos calorias serão ingeridas.”

O nutricionista dá algumas sugestões de recheios leves e saudáveis. “Creme de ricota, requeijão light, peito de peru, presunto magro, cenoura com cream cheese light, queijo branco light.” As opções doces podem ser preparadas com doce de leite light acompanhado por alguma fruta.