Suplementos para corridas longas

Atualizado em 16 de outubro de 2018
Mais em Nutrição

Os suplementos podem ser fundamentais para correr provas de longas distâncias. Descubra quais são as melhores substâncias para ingerir, como utilizar e os cuidados para atingir sua meta na corrida.

Objetivo
Maior resistência em treinos e provas longos.

Melhores suplementos
– Carboidratos de rápida absorção
– Recovery drinks
– Bebidas esportivas
– Proteicos

Como utilizar
Em dia de treinos ou provas longas, depois de uma refeição sólida, ingerir os carboidratos de rápida absorção, como maltodextrina e dextrose, logo antes da corrida. Já durante o exercício, “recomenda-se consumir de 30 g a 60 g de carboidratos por hora, na forma de bebidas esportivas ou géis”, indica Laís. Depois do treino, entram os recovery drinks ou uma combinação de carboidratos simples mais proteína. Ex.: Dextrose + whey protein.

Evite
Não experimente em uma prova um suplemento que nunca utilizou durante um treino. Além disso, fuja dos pré-treinos, na esperança de melhorar a performance. “Esses suplementos podem causar muitos efeitos colaterais durante a corrida”, lembra Giovana Guida, nutricionista esportiva. Evite ainda, logo antes dos treinos, ingerir muita proteína, pois ela tem uma digestão mais demorada e pode causar desconforto gástrico em corridas de longa duração.

(Trecho retirado da reportagem “Potencializadores da dieta”, da revista O2, edição 126, outubro de 2013)