shutterstockFoto: shutterstock

Por que o suplemento de nitrato não substitui a beterraba?

Atualizado em 21 de outubro de 2016
Mais em Nutrição

Diversos estudos já relataram os benefícios do suco de beterraba para a performance do atleta, tendo sido constatado que o segredo do vegetal está na sua alta concentração de nitrato, que aumenta o fluxo de sangue nos músculos. Baseada nisso, a indústria de suplementos desenvolveu diversos produtos ricos na substância, que oferecem não apenas praticidade, mas também uma alternativa aos que não gostam do sabor da bebida natural. Essa troca, contudo, não produz efeitos tão significativos, é o que sugere uma nova pesquisa feita na Suíça.

Os pesquisadores fizeram uma experiência com 12 voluntários bem treinados que passaram por uma série de testes. Eles consumiram doses de nitrato obtidas a partir de duas maneiras: suco de beterraba e nitrato de sódio dissolvido em água. O resultado mostrou que o suco feito com o vegetal melhorou em cerca de 4% o Vo2 máximo dos voluntários. Em compensação, não foi observado uma melhora significativa na economia de oxigênio com a ingestão do suplemento de nitrato de sódio.

 

 

A pesquisa formou um quebra-cabeça, já que estudos anteriores haviam constatado que o suco de beterraba sem nitrato não apresentou resultados significativos, deduzindo que a substância era a chave para turbinar o desempenho do atleta – e que todos os outros componentes do vegetal não importavam.

O que se observa agora é que o nitrato por si só não faz o truque, mas sim a mistura dele com todas as outras substâncias presentes na beterraba. Segundo os pesquisadores, os polifenóis e antioxidantes do suco de beterraba talvez tenham um papel importante na transformação de nitrito em óxido nítrico – ao ingerir o nitrato, ele é convertido em nitrito e, em seguida, em óxido nítrico, que é o responsável por promover uma maior vasodilatação, levando mais nutrientes e oxigênio aos músculos.

Apesar de ter sido um estudo pequeno, foi importante para mostrar que ainda é preciso entender melhor os efeitos da beterraba na melhora da performance do atleta. Por enquanto, é melhor dar preferência ao consumo do suco natural.