Creatina causa sobrecarga renal?

Atualizado em 20 de abril de 2016

Você, praticante de musculação, já ouviu dizer que deve tomar cuidado com a creatina, pois seu consumo, por um longo período, poderia causar danos aos rins? Se já escutou esse rumor tantas vezes que acabou ficando preocupado, saiba um pouco mais: segundo estudo científico recente, é tudo um mito.

Uma pesquisa feita pela Universidade de São Paulo (USP) teve como objetivo determinar os efeitos da suplementação de creatina na função renal de indivíduos experientes no treinamento de força, que seguem uma dieta rica em proteínas.

Os autores concluíram que, após 12 semanas de treinamento consumindo 5 g de creatina por dia, aliado a uma dieta rica em proteína (mais ou menos 1,2 g/kg/dia), a função renal dos voluntários não foi prejudicada. Estes dados reforçam a segurança de uso deste suplemento em conjunto com um bom aporte proteico.

A pesquisa ainda apontou que, mesmo a longo prazo, a creatina pode ser considerada um auxiliar ergogênico eficaz e seguro, capaz de estimular a vontade e a capacidade de praticar exercícios. No entanto, não se deve abusar. É recomendável respeitar a dosagem aconselhada por médicos ou nutricionista.

(Fonte: Kassiane Fagundes, nutricionista da NeoNutri)