Sucos industrializados podem aumentar risco de diabetes

Atualizado em 20 de abril de 2016
Mais em Nutrição

Pesquisadores dos Estados Unidos, Grã-Bretanha e Singapura divulgaram um estudo que analisou como a ingestão de sucos industrializados pode aumentar o risco de diabetes.

A diabetes é uma enfermidade que se caracteriza por níveis elevados de açúcar no sangue. Existem dois tipos: a diabetes tipo 1, que afeta com frequência os jovens), e a tipo 2 que, em geral, aparece na velhice.

Para a análise, foram monitoradas 187.383 pessoas, dentre elas  151.209 mulheres e 16.173 homens, de diferentes idades, e que tinham diferentes níveis de atividade física e de ingestão de energia ao decorrer de um período.

Depois de um longo período de análise, os pesquisadores descobriram que os participantes do estudo que consumiram amoras, uvas, maçãs, peras e bananas, pelo menos duas vezes durante a semana, reduziram 23% o risco de diabetes, em relação àqueles que consumiram a fruta em sucos industrializados.

Já frutas como melão e morango, no entanto, podem aumentar 21% o risco de diabetes, como aponta o estudo. Isto se deve ao fato de que, segundo os pesquisadores, as polpas de fruta têm em geral um alto nível glicêmico (índice de classificação de alimentos em função de seu efeito sobre os níveis de glicose no sangue) e menos nutrientes benéficos que as frutas frescas.

Por esta razão, consumir frutas frescas é a melhor opção para a prevenção de diabetes, tendo em vista que 6,5% das pessoas que consumiram sucos industrializados durante a pesquisa desenvolveram diabetes tipo 2.