Spray de cafeína pode substituir bebida

Atualizado em 08 de agosto de 2016
Mais em Nutrição

Tomar uma xícara de café pela manhã, depois do almoço ou até mesmo durante o dia, para dar aquele ânimo a mais nas atividades cotidianas, já se tornou um hábito comum. Ainda existem aqueles que tomam a bebida não apenas para ficarem mais animados, mas porque também são fãs de seu sabor. Assim como existem os que não aceitam de jeito nenhum o paladar de um cafezinho na sua rotina.

Agora, existe uma opção para os que não aprovam o seu gosto e sentem falta daquela energia que é proporcionada pelo café. Ben Yu, ex-aluno da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, criou um spray de cafeína chamado “Sprayable Energy”, energia pulverizada, em inglês.

A substância é uma mistura de água, cafeína e tirosina, um aminoácido, que, segundo Yu, aumenta a concentração de cafeína na água. O spray é aplicado na pele – como um perfume – e absorviwdo pelo organismo ao longo do dia.

“Estudei a estrutura molecular da cafeína e percebi que, como acontece com a nicotina, [ela] também pode ser absorvida através da pele”, revelou o jovem inventor à BBC Mundo.

“Quando se toma o café ou uma bebida energética, se sente um aumento [de energia] durante um período curto de tempo e logo vem a queda, enquanto com a energia em spray, se recebe uma quantidade inferior de cafeína durante um período maior e a um ritmo constante” disse.

Como o produto não passou por testes clínicos, não é possível saber se ele realmente tem efeito energético. “Não tenho muita certeza de que vai funcionar. Não duvido que tenha cafeína. O que não está tão claro é quanto de cafeína vai para a corrente sanguínea, levando em conta que a base principal do produto é a água”, comentou Sean Nordt, diretor do Departamento de Toxicologia da Universidade do Sul da Califórnia, também à BBC Mundo.

Mesmo assim, o produto – que é proibido para grávidas e menores de 18 anos – já está sendo comercializado na internet pelo valor de US$ 15,00. Os inventores do projeto pretendem iniciar a venda do spray nas lojas norte-americanas a partir de 2014.

Você que é fã de um cafezinho, trocaria a bebida pelo spray? E você que não é muito chegado na bebida, toparia experimentar os efeitos da invenção de Bem Yu?