Soja no cardápio

Atualizado em 15 de março de 2018
Mais em Nutrição

Ultimamente, a soja é um dos alimentos mais procurados para quem busca uma alimentação saudável, basta ver o aumento dos produtos à base de soja nas prateleiras das grandes redes de supermercados, sendo que os mais conhecidos são o óleo, leite e queijo de soja (tofu).

“Para quem que ter hábitos saudáveis, a soja é um alimento interessante para se colocar no cardápio”, disse a nutricionista Solange Valio. “O ideal seria colocar a soja aos poucos em seu cardápio, até chegar a ingestão de 25g de proteína de soja todos os dia, o que é recomendado”, completou.

A soja pertence à família Fabaceae (leguminosa), assim como o feijão, a lentilha e a ervilha. É uma fonte de proteínas e tem um poder nutritivo muito grande, pois é rica em ferro, potássio, fósforo, cálcio e vitaminas do complexo B. Portanto, é um alimento benéfico para a musculatura, para os ossos e auxilia no combate às câimbras, por exemplo.

O poder nutritivo da soja foi visto durante três crises humanitárias na África – Biafra (década de 1970), Etiópia (década de 1980) e Somália (década de 1990). Organizações utilizaram cardápios exclusivamente à base do alimento em crianças à beira da morte e um número muito grande delas recuperou seu peso em poucas semanas, segundo dados da Organização Não-Governamental (ONG) Greenpeace.

Na soja também é encontrada a isoflavona – também chamada de fitoestrógeno. Este composto tem estrutura química semelhante ao estrógeno, o hormônio feminino, e é capaz de aliviar os efeitos da menopausa e da tensão pré-menstrual. Além disso, a isoflavona atua na prevenção de doenças crônico-degenerativas, como o câncer de mama, de colo de útero e próstata.

Leite de soja ou leite de vaca?

As duas bebidas têm seus benefícios e uma pode ser uma ótima alternativa para a outra. Tanto o leite de vaca quanto o leite de soja tem uma variedade enorme de nutrientes essenciais ao crescimento, desenvolvimento e manutenção de uma vida saudável.

O grande trunfo do leite de vaca é ter grande quantidade de cálcio, essencial para a formação dos ossos, enquanto o leite de soja é de fácil digestão, não contém colesterol e possui menos gordura que o de vaca.

Para vegetarianos que eliminaram os produtos lácteos de seu cardápio, o leite de soja assume um papel de extrema importância por ser fonte de proteína, geralmente encontrada nas carnes e nos lacticínios.

Curiosidade sobre a soja

  • Pesquisas indicam que o óleo de soja é o mais utilizado pela população mundial no preparo de alimentos, com cerca de 60%;
  • Além de alimentos, a soja é usada também na fabricação de sabão, cosméticos, resinas, tintas, solventes e até no biodiesel.;
  • Atualmente, a soja é uma das plantações que mais estão sendo modificadas geneticamente no planeta. Estima-se que 80% de toda a soja cultivada no mercado comercial é transgênica. Segundo o Embrapa, este tipo de mudança é proibida no Brasil.

Por Daniel Balsa