Segunda sem carne: descubra novos sabores

Atualizado em 05 de agosto de 2016
Mais em Nutrição

Essencial para os corredores, as proteínas fazem cada vez mais parte de seus cardápios e dietas. Como este tipo de nutriente se torna um combustível para as passadas, principalmente em corridas mais longas, e para a recuperação muscular, existe uma grande necessidade de tê-lo no cardápio, mas existem opções além da carne, para não deixar o corpo com o défict do nutriente.

Os corredores (até mesmo os que não abrem mão de um bom bife no prato) podem apostar em outras fontes de proteínas, como a soja, que atende todas as necessidades do nutriente sem prejudicar o treino ou a dieta.

Listamos três opções:

Tofu
Rico em proteínas e minerais, o tofu é um ótimo complemento alimentar e ajuda a proteger os ossos e os músculos. Por conter poucas calorias (cerca de 70 kcal para cada 100g), o alimento, feito à base de soja, fornece 10 gramas de proteína e 5 gramas de gordura em apenas meia xícara. É rico, também, em isoflavonas, composto que ajuda a proteger o coração, capaz de manter os vasos sanguíneos saudáveis, aumentar a circulação e melhorar a função muscular.
Dica de consumo: versátil, o tofu pode ser refogado, assado, grelhado, cozido ou mesmo consumido in natura  acompanhado de ervas aromatizantes. Além disso, você pode utilizar o tofu em substituição ao queijo tradicional em sanduíches naturais.

Tempeh
Nutritivo e com alto valor proteíco, o tempeh é feito de grãos de soja inteiros cozidos, fermentados e moldados (o que difere dos outros alimentos à base de soja) e possui um suave sabor de nozes. Em meia xícara, há 19 gramas de proteína, 4 de fibra e 9 de gordura, capaz de fornecer 10% de suas necessidades diárias de cálcio. Com essa combinação, você pode controlar perfeitamente o apetite entre as refeições. Dá para encontrar o tempeh à venda em mercados japoneses, de produtos naturais ou no site www.tempeh.com.br.
Dica de consumo: este alimento precisa ser aquecido antes de comer. A sugestão é picá-lo em pequenos pedaços e acrescentar a um refogado de legumes.

Seitan
Também conhecida como a carne de trigo, o seitan é utilizado como um substituto da carne. Feito de glúten de trigo, tem sabor e textura mais fortes, que parecem a carne seca. Em meia xícara, o alimento possui 75g de proteína para cada 100g, com baixos teores de sódio, ausência de gordura e boas doses de potássio e fibras. O alimento pode ser encontrado em mercados ou em lojas de produtos naturais.
Dica de consumo: pode ser temperado e preparado do mesmo modo que a carne (assado, cozido, grelhado, picado, em recheios ou fatias).

(Fonte: Viviane Navarro, nutricionista esportiva em São Paulo – SP)