Resultado da mistura entre café e carboidrato surpreende, diz estudo

Atualizado em 20 de abril de 2016
Mais em Nutrição

Se a cafeína e o carboidrato, isolados, são considerados por estudiosos dois dos mais poderosos impulsionadores de performance, imagine juntos? Foi o que pesquisadores de Taiwan questionaram em um estudo publicado no European Journal of Applied Physiology . E o resultado foi surpreendente.

++LEIA MAIS:

?>> CAFÉ PODE MELHORAR DESEMPENHO FÍSICO, DIZ ESTUDO

?>> TOMAR CAFÉ É TÃO HIDRATANTE QUANTO BEBER ÁGUA, DIZ PESQUISA

Durante o experimento, 12 homens fisicamente ativos consumiram uma solução que continha placebo e 6 mg de cafeína por quilo de peso corporal, uma hora antes de testes físico de alto intensidade; além de placebo e 0.8 g de carboidratos por quilo de peso corporal, 10 minutos antes dos testes; e, por fim, placebo isolado. Depois disso, foram submetidos a uma série repetitiva de sprints (10 séries de cinco sprints curtos em uma bike ergométrica, com 20 segundos de recuperação entre os sprints e dois minutos de descanso entre as séries).

Os pesquisadores perceberam que não ocorreram diferenças significativas entre os picos de potência nos testes físicos. Comparado com quem ingeriu somente o placebo, a mistura entre cafeína e carboidratos resultou em uma redução de 5,2% na força de trabalho nos testes físicos e aumentou em 7% o cansaço.

No fim do trabalho, os cientistas concluíram que a mistura cafeína/carboidratos não melhora o desempenho ou reduz o cansaço de esportistas em atividades físicas de alta intensidade, como sprints, por exemplo. Entretanto, os pesquisadores observaram que o mix entre cafeína e suplementação com carboidratos pode facilitar a obtenção de energia durante exercícios prolongados, como um longão de final de semana, por exemplo.