Receita de refresco de cacau

Atualizado em 15 de agosto de 2017
Mais em Nutrição

Fonte de energia e cheio de antioxidantes, o cacau tem propriedades poderosas. Veja os benefícios para a saúde e prepare esta receita de refresco de cacau. A bebida pode dar muita energia para sua corrida.

O cacau é rico em fitoquímicos e flavonoides que neutralizam os efeitos dos radicais livres no organismo, protegem a pele do sol e também têm ação anti-inflamatória. Então, além de energia para o treino, também ajuda na recuperação pós-treino.

Vale lembrar que os benefícios para o organismo são do cacau in natura, nas formas de amêndoas (nibs), cacau em pó 100% e chocolates com quantidades de cacau acima de 70% de pureza.

Outros benefícios

Uma pesquisa recente publicada no  British Journal of Nutrition  afirma que o consumo diário de 450 mg de flavonoides do cacau foram capazes de melhorar as funções cardíacas em pacientes com risco de desenvolver doenças cardiovasculares. Outra pesquisa, da  Columbia University Medical Center,  mostrou os efeitos de altas e baixas doses de flavonoides do cacau (900 mg e 10 mg) em adultos com idades entre 50 e 69 anos, preparando uma bebida do cacau in natura para avaliar a diferença dos efeitos em cada um. Depois de três meses, aqueles que receberam as doses mais altas tiveram melhor desempenho em testes de memória e aprendizagem.

RECEITA DE REFRESCO DE CACAU

Rende duas porções e enche o corpo de energia para o dia

Ingredientes

  • 2 laranjas
  • 14 damascos secos hidratados em água durante 4 a 6 horas
  • ½ xícara de chá de sementes de cacau secas
  • 1 colher bem cheia de nibs de cacau
  • 2 colheres (sopa) de cacau em pó

Modo de preparo

Extraia o suco das laranjas e bata com 10 damascos. Bata os nibs de cacau, o cacau em pó e os quatro damascos restantes apenas para deixa-los em pedaços grandes. Adicione essa mistura por cima do suco das laranjas e damascos e coloque um pouco de melado, mel, açúcar mascavo e raspas de laranja com lascas de casca laranja para decorar.

(Fontes: Alessandra Luglio, nutricionista da Clínica P4B Health; Dr. Gilberto Kocerginsky, médico ortomolecular do Linnus Institute (RJ) e Hannah Medici, nutricionista funcional (SP)