ShutterstockFoto: Shutterstock

Sucos superpoderosos: quatro receitas para adicionar na dieta

Atualizado em 04 de setembro de 2018
Mais em Nutrição

Não é novidade que suco de laranja é fonte de vitamina C, que melancia tem efeito cicatrizante e que bater acerola, laranja, beterraba e cenoura com gelo é uma excelente opção para quem quer ativar a melanina e acelerar o bronzeado. E os sucos superpoderosos envolvem mais que isso.

Muita gente também aposta na couve com abacaxi, que tem efeito diurético e é um medicamento natural contra a ressaca, ou com o chá verde que, por conta da cafeína, dá um gás no treino.

Além das misturas de frutas, verduras e hortaliças para fazer os famosos sucos superpoderosos, ainda temos pós de preparo de shakes, como os da Herbalife e Nutrilatina, ou proteínas isoladas de soja, como Whey Protein ou até o Protein Powder, também da Herbalife. Com eles, a bebida fica mais cremosa, com um aspecto de vitamina e também conhecida como smoothie.

“O shake é um alimento formulado com proteínas de alto valor biológico, vitaminas e minerais, carboidratos complexos e fibras. Por ser muito prático e palatável de ser ingerido depois da atividade física, tem sido usado cada vez mais por esportistas, tanto amadores como profissionais”, explica Nataniel Viuniski médico nutrólogo, membro do Conselho para Assuntos Nutricionais da Herbalife.

Isso porque depois de um treino puxado, a maioria das pessoas não tolera ingerir fontes tradicionais de carboidratos e proteínas, como pão, ovos e carne, por exemplo.

 

A hora certa

Não pense em correr para a cozinha a qualquer hora do dia ou da noite para inventar misturas malucas de sucos superpoderosos. É preciso atenção principalmente em relação aos alimentos com cafeína, ou seja, estimulantes, no período da noite.

Uma bebida feita com chá verde, por exemplo, para ser tomada às 10 horas da noite, pode lhe render algumas horas de insônia. Já o maracujá é fonte de fonte de vitaminas A, C e do complexo B, avalia Fabiana Honda, nutricionista da PB Consultoria em Nutrição. “A fruta tem boa quantidade de sais minerais — ferro, sódio, cálcio e fósforo — e propriedades que funcionam como calmante natural no organismo humano”, diz.

Quando o assunto é corrida, muitas pessoas não conseguem tomar um café da manhã balanceado e com alimentos sólidos antes do treino, principalmente por conta da má digestão e do funcionamento do intestino.

Por isso, optar por vitaminas, sucos superpoderosos ou shakes bem elaborados pode ser uma opção saudável de troca. “Um shake preparado com 250 ml de leite semidesnatado tem 210 calorias, 18 g de proteína de alto valor biológico (proteína isolada da soja e do soro do leite), 23 vitaminas e minerais, além de fibras e carboidratos — 22 g”, diz Viuniski. “A união do leite semidesnatado e da fruta complementa o aporte nutricional do shake, além de proporcionar variedade de sabor.”

Estudos mostram que ingerir alimentos com boa quantidade de carboidrato e proteína durante a janela metabólica (período que se estende por meia hora após a atividade física) protege, recupera e inclusive favorece o aumento da massa muscular.

“Nesse momento, o uso do shake pode ser uma fonte de carboidratos e proteínas, com muito boa aceitação após o exercício. Nesse caso, pode-se acrescentar ao shake pó de proteína (proteína isolada de soja e proteína concentrada do soro do leite) para melhorar o aporte proteico”, avalia Viuniski.

 

Ajuda nas dietas

E não é apenas para dar um gás ou refrescar a tarde que os sucos e smoothies servem. Quem quer perder, manter ou ganhar peso pode usar e abusar dos sucos superpoderosos ou shakes, bebidas vendidas em farmácias, supermercados ou por consultores, e que substituem ou complementam a alimentação diária.

Para a redução de peso, o ideal é substituir duas das três refeições principais do dia. “A terceira refeição principal deve ser saudável e colorida. Recomenda-se preferencialmente que a pessoa substitua o café da manhã e o almoço ou o jantar”, ensina Viuniski.

A escolha entre o almoço e o jantar fica baseada no critério de escolher a refeição mais complicada do dia. “Mas tente não substituir a refeição feita em família”, acrescenta.

Quem está a fim de manter o peso pode substituir apenas uma das refeições pelo shake e, em geral, a escolha é pelo café da manhã. “Estudos mostram que iniciar o dia com um café da manhã balanceado e nutritivo auxilia no controle calórico ao longo do dia”, diz Viuniski.

Já para quem pretende ganhar peso, o mais indicado é fazer uma alimentação normal e saudável acrescentando um ou dois shakes por dia, entre as refeições, na forma de lanche.

Em qualquer um dos casos, o ideal é variar. Troque os sabores do pó de preparo, escolha os de fruta, por exemplo, e misture com sucos naturais ou de soja. Se preferir, acrescente uma fruta como maçã, graviola, uva ou morango e um punhado de couve, hortelã, agrião ou outra folha de sua preferência.

“O gengibre, por exemplo, aumenta as secreções gástricas, melhorando e acelerando a digestão, principalmente de alimentos gordurosos, pois ajuda a solubilizar a gordura”, explica Fabiana. Além disso, diz a especialista, ele melhora a ressaca e tem ação anti-inflamatória.

 

Inspire-se

Algumas receitas para facilitar o seu dia a dia e estimular a criatividade. Você também pode criar a sua, pensando sempre em incluir um item de cada grupo alimentar.

BASE: suco de fruta, suco de soja, leite leite de soja, água de coco, chá verde, chá, suco de laranja.
CARBOIDRATOS: aveia, gérmen de trigo, flocos de quinua, pó de preparo de shakes.
PROTEÍNAS: Whein Protein, Protein Powder.
VITAMINAS:  abacaxi, abacate, maracujá, uva, morango, banana, beterraba, cenoura.
EXTRA: clorofila, capim-santo, hortelã, gengibre, couve.
GLICOSE:  mel, açúcar, açúcar orgânico, açúcar mascavo.

 

Quatro receitas de sucos superpoderosos

Smoothie de melão com água de coco

1 xícara (chá) de água de coco
1 maracujá maduro
½ xícara (chá) de água
2 xícaras (chá) de suco de soja sabor melão gelado
1 colher (sopa) de açúcar

Modo de preparo

1. Faça gelo de água de coco
2. Bata a polpa do maracujá com a água, utilizando a tecla pulsar ou ligando e desligando o liquidificador apenas para soltar as sementes. Passe na peneira.
3. Junte o suco de melão, o açúcar e bata por 2 minutos ou até ficar homogêneo.
4. Junte o gelo de água de coco e bata até formar uma bebida cremosa e com pequenos cristais de gelo.

 

Smoothie de melão com hortelã

3 picolés sabor limão
2 xícaras (chá) de suco de soja sabor melão gelado
6 folhas de hortelã fresca picada

Modo de preparo

1. Coloque os picolés no liquidificador quebrando-os em pedaços.
2. Junte o suco de soja de melão, a hortelã e bata por 2 minutos ou até dissolver.

 

Shake de baunilha com mamão papaia

2½ colheres (sopa) de preparo para shake sabor Baunilha Cremoso
250 ml de leite semidesnatado gelado
1 fatia grossa de mamão papaia

Modo de preparo

Bata os ingredientes no liquidificador até a bebida ficar homogênea.

 

Shake Piña Colada com abacaxi e coco

2½ colheres (sopa) de preparo para shake sabor Piña Colada Herbalife
250 ml de leite semidesnatado gelado
1 colher (sopa) de leite de coco light
1 fatia de abacaxi descascado

Modo de preparo

Bata todos os ingredientes no liquidificador até a bebida ficar homogênea.

 

*Fontes:

Nataniel Viuniski (CRM 119413), médico nutrólogo, membro do Conselho para Assuntos Nutricionais da Herbalife.

Fabiana Honda (CRN 14140), nutricionista da PB Consultoria em Nutrição.