Qualidade nutricional aliada à perda de peso

Atualizado em 10 de março de 2017
Mais em Nutrição

Na última semana, o Ministério da Saúde divulgou dados importantes sobre a saúde da população brasileira. Os dados mostram que mais da metade da população adulta brasileira está acima do peso. Mas, você deve estar se questionando a razão de eu estar escrevendo isso para um público que pratica exercício, não? Mas, existem muitos  gordinhos  querendo correr cada vez mais e melhorar os seus tempos e, para isso, é necessário entrar com a perda de peso. Muitos acreditam que só praticar exercícios basta e vêm o alimento somente pela sua porção calórica. E, atualmente, quando falamos de nutrição, não falamos somente de calorias e sim de qualidade nutricional.

Tenho muitos pacientes que chegam ao meu consultório com a ideia de perda de peso ou de melhorar os seus exames bioquímicos de colesterol , glicose, triglicerídeos, ácido úrico, cortisol, etc. E quando vamos questionar sobre a ingestão de alimentos no dia, o que mais impera são os alimentos industrializados. É bolachinha, barra de cereal com chocolate, barra de proteína, bolinhos prontos, salgados assados… e de frutas nada! Não me leve a mal, comer frutas em excesso não trás benefícios, mas se alimentar somente de produtos industrializados cheios de gordura vegetal hidrogenada, corantes, adoçantes, não faz nada bem a sua saúde.

Você tem noção dos riscos do consumo da gordura vegetal hidrogenada na sua saúde? Só para que você fique ciente, essa gordura o nosso organismo não reconhece e por isso fica alojada nas artérias do coração, facilitando o processo de aterosclerose (acúmulo de gordura nas artérias). E daí você pensa: mas faço exercício e o corpo elimina isso! Não elimina, pessoal! A gordura vegetal hidrogenada é diferente do colesterol ruim (LDL). O LDL é retirado pelo colesterol bom (HDL) das nossas artérias e levado ao fígado para que façamos os processos biológicos. Por isso, os níveis adequados de colesterol bom são fundamentais a sua saúde.

Quando se procura um nutricionista para adequar a sua dieta, é importante que você vá com a cabeça aberta. Para alcançar a perda de peso ou modificar a dieta, você terá que modificar hábitos e isso é difícil! É importante ter tempo para que você organize as suas refeições. E não estou levantando a bandeira de levar marmitas para todos os lados. Sei que isso para a maioria das pessoas, é impossível! Mas, organize melhor as suas refeições. Inclua frutas, oleaginosas, iogurtes sem conservantes na sua rotina. Logo abaixo, listo umas dicas para te ajudar.

1. Organize a alimentação da semana em um papel e vá ao supermercado semanalmente ou quinzenalmente;
2. Prefira ir ao supermercado no final de semana para que você tenha tempo para ler os rótulos dos alimentos;
3. Vá na feira perto de casa. Lá, os produtos são mais baratos. Quando você chegar em casa lave os vegetais e frutas. Depois ao longo da semana só retire do pote a porção que vais utilizar e a salada estará pronta!
4. Organize e separe os seus lanches da manhã e da tarde e leve para o trabalho as porções que não necessitam de geladeira. Por exemplo: se o seu nutri priorizou a ingestão de 10 oleaginosas no lanche da tarde, já divida isso em 5 saquinhos na semana e deixe armazenado na sua gaveta.
5. Se o almoço é bufê ou quilo, sempre escolha os alimentos pensando que você necessita ingerir uma porção de cada macronutriente (CARBOIDRATOS, PROTEÍNAS E GORDURAS). Ou seja, monte seu prato com uma porção de carboidrato integral/complexo, proteína e azeite de oliva extra virgem. O carboidrato em excesso aumenta o peso e a proteína também!
6. Planeje o jantar. Comer uma refeição balanceada à noite não engorda. Comer em excesso, sim! Portanto, priorize comida à noite e não use embutidos (peito de peru, blanquet, presunto) são péssimos para a sua saúde e não alimentam!
7. Ao procurar um nutricionista comente sobre a sua rotina, para que ela faça uma adequação da alimentação baseado nisso também. Estamos aqui para descomplicar e não para complicar a sua vida!