Paçoca orgânica para a recuperação muscular

Atualizado em 05 de agosto de 2016
Mais em Nutrição

Você deve estar cansado de saber que depois dos treinos a melhor pedida para ter uma boa recuperação muscular é apostar na proteína. De fato isso é verdade. Mas se você está cansado dos lanchinhos tradicionais com peito de peru, por exemplo (e ainda quer comer algo doce) passe a apostar na paçoca de soja orgânica, produto comercializado pela Vittadely.

Feita com soja, açúcar demerara, óleo de girassol, lecitina de soja e sal marinho, a cada 20g da delícia você tem apenas 96 kcal, sendo 9 g de carboidrato, 4 g de gorduras totais e 6 g de proteína. Por isso que ela é tão interessante para o corredor.

Por apresentar mais proteína que a paçoca tradicional (feita com amendoim torrado e moído, açúcar e sal e com 10 g de carboidrato, 4 g de gordura e 3 g de proteína), o doce auxilia na síntese proteica e na recuperação muscular.

A maior quantidade de proteína vem da soja, que é uma alimento fonte de proteína vegetal. Sua proteína, dentre as leguminosas, é a que mais contém o aminoácido arginina, relacionado ao aumento do óxido nítrico, que melhora o fornecimento sanguíneo para os músculos e é responsável pela vasodilatação. Isso leva a um maior aporte de nutrientes e oxigênio para a musculatura, melhorando a sua performance na corrida.

leia-mais-cinza
icon texto_menor  PASTA PROTEICA PARA O PÓS-TREINO
icon texto_menor  FAROFA PROTEICA PARA GANHAR RESISTÊNCIA
icon texto_menor  DELÍCIAS FUNCIONAIS PARA OS TREINOS
icon texto_menor  O QUE A SOJA PODE FAZER POR VOCÊ?
icon texto_menor  CHOCOLATE COM SOJA: COMO USAR A SEU FAVOR?
icon texto_menor  LANCHINHO SAUDÁVEL PARA QUEM CORRE

Além disso, a soja também possui ácido glutâmico, que aumenta os níveis antioxidantes no organismo. Como os atletas têm aumento da produção de radicais livres durante o exercício, esse nutriente precisa estar presente na dieta. Quer mais? O consumo de soja aumenta a captação de glicose pelos músculos, facilitando o fornecimento de energia para o treinamento.

Mas você pode pensar: “E o açúcar presente na paçoca?”. Como o doce de soja é feito com açúcar demerara (em vez do açúcar refinado) suas propriedades são mais saudáveis, pois ele não recebe nenhum aditivo químico no seu refinamento (que é mais leve que o refinamento do açúcar comum) e é mais nutritivo. Por isso, pode apostar na delícia sem peso na consciência.

(Fonte: Serena del Favero, nutricionista clínica e esportiva de São Paulo)