Os poderes da melancia para quem corre

Atualizado em 29 de março de 2018

Quem tem as frutas como aliadas da corrida certamente tem em seu cardápio a melancia, alimento  rico em carboidrato  e que pode dar um up nos treinos. Investir nessa fruta traz muitos benefícios para a saúde, uma vez que ela é riquíssimas em vitaminas e minerais, tudo o que corpo precisa para se manter bem.

A melancia tem alto índice glicêmico, o que ajuda a repor a energia rapidamente depois das passadas. Índice glicêmico é a velocidade com que o corpo libera açúcar para o sangue. Quanto mais alto for o IG, mais rápida a glicose cai na corrente sanguínea. Por isso, a melancia é uma boa pedida para o pós-treino, quando você precisa de energia rapidamente para que os músculos se recuperem.

É por esse motivo, também, que a fruta é uma  boa substituta do gel de carboidrato, usado por aqueles que se dedicam a provas de corrida de rua mais longas. Como sua principal função é manter a glicemia em alta e poupar o glicogênio muscular, sendo o carboidrato o melhor nutriente para isso, a melancia é tida como alternativa natural para que você tenha gás para se manter firme nas passadas. Apesar de o corpo contar com um estoque de carboidrato, ele dura, aproximadamente, 60 minutos de atividade física. A partir disso, é preciso repor o estoque para que você mantenha o rendimento, evite a fadiga e a perda de glicogênio muscular. E é aí que a melancia entra em ação.

Outro benefício da fruta é que ela ajuda na hidratação por conter muita água. E isso também evita a retenção de líquidos, problema enfrentado por muitas corredoras no período pré-menstrual.

(Fonte: Liane Schwarz Buchman, nutricionista da clínica Bodyhealth, unidade Bodytech Eldorado – São Paulo)