Operação biquíni: aposte em termogênicos naturais

Atualizado em 15 de agosto de 2017
Mais em Nutrição

Com a chegada das estações mais quentes, você já está pensando em como poderá perder aqueles últimos quilinhos que estão sobrando e que poderão fazer com que todo o seu esforço para manter o corpo em dia vá por água abaixo? Que tal, então, apostar em termogênicos naturais?

Aliados do emagrecimento e queimadores de gordura, eles auxiliam no gasto energético durante a corrida e proporcionam a sensação de muita energia. Isso porque eles estimulam o metabolismo, aumentando o estado de alerta do corpo por conta da vasodilatação. Ou seja, são alimentos que aumentam a pressão sanguínea e fazem o sangue circular com maior velocidade, nutrindo mais a musculatura e dando mais força e disposição.

Mas a simples ingestão não é garantia de alcançar o corpo tão sonhado. Os termogênicos devem ser incluídos em uma rotina com dieta balanceada e prática de exercícios, já que eles não têm ação direta sobre a eliminação de gordura do corpo, e sim ajudam a aumentar a temperatura corporal, acelerando o batimento cardíaco, o que faz com que você gaste mais calorias ao realizar exercícios.

Em quais termogênicos investir?
Existe uma gama muito extensa de termogênicos, principalmente substâncias artificiais que ajudam nesse processo de aceleração do metabolismo. Mas entre os naturais mais famosos estão o café, o chá verde, a beterraba, os chás fitoterápicos (como chá flor de hibisco), a pimenta caiena, a canela e o gengibre.

Para que você tenha o efeito positivo desses alimentos e bebidas, é importante ingeri-los antes do treino de corrida, afinal eles vão estimular as passadas. Não são recomendados para o período da noite, quando podem influenciar na qualidade do seu sono.

Com o seu uso, você terá mais energia para se exercitar, consumindo mais oxigênio, aumentando os processos de quebra de gordura e eliminando com maior facilidade aqueles quilinhos que estão sobrando. Uma mão na roda para essa reta final da operação biquíni.

Em tempo: os termogênicos não podem ser consumidos por todos. Existem restrições, por exemplo, para quem é hipertenso, para pessoas que usam outros medicamentos ou têm sensibilidade a esse tipo de alimento.

(Fonte: Júnia Bethônico, nutricionista funcional do SPA Mitra – Belo Horizonte)