O que você deve comer antes da corrida?

Atualizado em 05 de agosto de 2016
Mais em Nutrição

Você deve ou não comer antes da corrida? Você sabe responder essa pergunta? O assunto já até causou polêmica, visto que alguns especialistas defendem o exercício em jejum. Mas quando se fala em corrida de rua, a alimentação tem papel muito importante, visto que se é feita de forma adequada ela ajuda a melhorar o desempenho nos treinos e nas provas. Por isso, antes de sair para as ruas, é preciso que você fique atento ao seu cardápio.

Um dos principais motivos para investir em uma boa refeição antes de correr é que, enquanto você pratica a atividade física seu corpo necessita de algumas substâncias essenciais. Quem corre em jejum tem uma queda de performance, justamente, porque os níveis de glicose estão baixos e, sem eles, o cérebro passa a não funcionar adequadamente e o corpo também perde em resultado. Assim, o organismo começa a tirar de outras fontes as substâncias necessárias, o que, além de ser prejudicial fisicamente, também faz com que o rendimento caia.

leiamais-cinza-novo
icon texto_menor  EU PRECISO TOMAR BEBIDAS ESPORTIVAS?
icon texto_menor  DIETA PALEO PARA CORREDORES?
icon texto_menor  JÁ FEZ UMA SUPERCOMPENSAÇÃO DE CARBOIDRATOS?

Para que você tenha um bom desempenho é importante estar com o estômago forrado. No entanto, você não deve comer imediatamente antes de correr, pois isso pode levar a cólicas ou a dores na parte lateral da barriga. A melhor aposta é comer um lanche ou uma refeição leve cerca de 1 a 2 horas antes de investir nas passadas.

Escolha algo rico em carboidratos (para ter energia durante a corrida) e com baixo teor de gordura e fibra, que podem causar desconfortos intestinais. Bons exemplos são pães, torradas, biscoitos (sem recheio) e frutas, como a banana. Para se hidratar prefira suco e água a leite ou iogurtes, que têm proteínas e mais gordura, o que também podem atrapalhar a digestão, trazendo sensação ruim no estômago, enquanto você corre.

Corredores noturnos
Se você prefere correr na parte da noite, a alimentação também precisa sofrer algumas alterações para dar ao corpo o que ele necessita no tempo certo. O almoço deve ser como o de costume. As melhores escolhas são a massa no lugar do arroz e feijão, a carne branca, para facilitar a digestão, e verduras e legumes. Evite frituras e, pouco antes de correr, prefira um suco, frutas, ou mesmo uns biscoitos ou torradas sem recheio. Além disso, pão, macarrão, batata e a mandioca são boas escolhas, pois ajudam a manter o nível de glicose controlado.

E o jantar? Você precisa comer antes de correr (seguindo a mesma lógica de se alimentar de 1 a 2 horas antes de dar as passadas), mas o melhor é apostar em lanches balanceados, em vez de jantar da forma habitual. As frutas são boa opção, assim como alimentos que contenham carboidrato.

(Fonte: Raquel Dammous, nutricionista do Centro Universitário São Camilo, e Maria Luísa Belotto, nutricionista da academia Qualifit – São Paulo)