O que o isotônico pode fazer por você?

Atualizado em 05 de agosto de 2016
Mais em Nutrição

Quem corre sabe a importância de manter-se bem hidratado para ter um bom rendimento durante a atividade física. Mas além da água, que é fundamental em todos os momentos das passadas, em corridas mais longas você pode apostar, também, no isotônico, bebidas esportivas que ajuda a repor os nutrientes perdidos durante a atividade física.

Com formulação semelhante ao do plasma humano, esse tipo de bebida tem carboidratos e sais minerais como sódio e potássio, o que faz com que seja possível repor (através do processo osmótico) não só a água, mas também outros nutrientes. Caso contrário, pode haver queda de rendimento, aparecimento de câimbras, desregulação térmica, diminuição da resposta muscular e desidratação.

Na primeira hora de atividade física, geralmente, apenas a água é necessária para reposição do líquido perdido. Mas em corridas com tempo superior a uma hora é importante ingerir soluções contendo sódio, devido ao risco de hiponatremia, que se caracteriza pela falta desse mineral no organismo e consequente inchaço no estômago, assim como pode gerar vômito, fadiga extrema e perda de coordenação motora. A adição do sódio nas bebidas esportivas ainda favorece a absorção de água e carboidrato pelo intestino. Mais: por também contarem com glicose, os isotônicos são fonte de energia para a musculatura, o que é essencial para quem corre e precisa daquele gás para completar grandes distâncias.

leia-mais-cinza
icon texto_menor  QUE TAL UMA SALADA DE FRUTAS PRÓ-CORRIDA?
icon texto_menor  COMO SE ALIMENTAR PARA CORRIDAS NOTURNAS
icon texto_menor  O QUE É MELHOR, ISOTÔNICO OU COCO?

Isotônico em pó tem o mesmo efeito?
Hoje, já existe outra opção no mercado: o isotônico em pó. Ele vem em um sachê individual de 25g e pode ser levado a qualquer lugar e consumido a qualquer momento. Isso porque esse tipo de isotônico precisa, apenas, ser misturado com água gelada antes de ser consumido.

Constituído de água, sais minerais e carboidrato, o isotônico segue a mesma linha da bebida esportiva tradicional, oferecendo grande taxa de hidratação durante as corridas. Sua vantagem é a praticidade, já que ele pode ser levado no bolso durante treinos e provas.

(Fontes: Roberta Thawana, nutricionista da Auraclara Centro Integrado de Bem Estar, Lucelio Araujo, pesquisador da fisiologia da hidratação da Nutraer)