O que é melhor, isotônico ou coco?

Atualizado em 05 de agosto de 2016

Você já ouviu falar que a água de coco pode ser uma boa aliada de quem corre? Mas no que é melhor investir, no isotônico ou na bebida natural? Depende. As duas bebidas são boas para os corredores, porém cada uma delas deve fazer parte da sua estratégia nutricional em momentos diferentes.

A água de coco tem maior quantidade de minerais e eletrólitos, principalmente, o potássio. Como em provas com temperatura e umidade muito altas o corpo perde muitos desses micronutrientes no suor, ela acaba sendo uma escolha superior e mais eficiente na prevenção de desidratação e câimbras, quando comparada às bebidas esportivas.

Possui, ainda, menos calorias e menos carboidratos. Ou seja, em corridas de curta duração ou para corredores que precisam menos de carboidratos, a água de coco pode ser mais interessante que os isotônicos. Além disso, por contar com bastante potássio, ela pode ser uma estratégia interessante para hipertensos e pessoas com retenção hídrica.

Os isotônicos, por sua vez, exatamente por serem mais ricos em carboidratos, podem beneficiar corredores que precisam mais dessa fonte de energia em seus treinos. Corridas de maior intensidade e duração são bons exemplos de exercícios que têm na bebida esportiva maior vantagem.

leia-mais-cinza
icon texto_menor  PIPOCA: UM ESTOURO DE BENEFÍCIOS
icon texto_menor  APOSTAR (OU NÃO) NA PROTEÍNA DO LEITE?
icon texto_menor  APOSTE NUMA DIETA CONTRA LESÕES

A água de coco não repõe na quantidade certa os carboidratos necessários para uma prova de longa duração, aquelas superiores a uma hora. Como o carboidrato presente nos isotônicos é a sacarose, ele traz como vantagem a absorção mais rápida do açúcar pelo organismo, o que faz com que a recuperação e a geração de energia sejam mais eficientes. No entanto, essa pode não ser uma boa estratégia para quem quer perder peso ou para indivíduos hipertensos.

Com isso, a escolha deve ser feita de acordo com as suas características, e precisa levar em conta, também, a prova que será feita, as condições climáticas na hora da corrida e a intensidade das passadas.

Nutrientes nas bebidas
A título de curiosidade, em 200 ml de água de coco você tem 40 calorias, 8,9g de carboidratos, 40mg de sódio e 320mg de potássio, além de outros minerais e vitaminas. Já em 200 ml de isotônico, você conta com 48 calorias, 12g de carboidratos (principalmente, açúcar), 92mg de sódio e 24g de potássio.

(Fonte: Liane Schwarz Buchman, nutricionista da clínica BodyHealth, Bodytech Eldorado – São Paulo)