Você sabe o que comer na corrida de 5 km?

Atualizado em 05 de agosto de 2016
Mais em Nutrição

Corredor iniciante pode ter diversas dúvidas sobre o dia da prova. A que horas chegar? O que levar? Como se alimentar adequadamente? Muitos novatos na corrida de rua escutam, nos treinos, que os veteranos levam gel para repor a energia, além de criar estratégias para que a suplementação seja feita na hora certa. Isso confunde a sua cabeça?

Geralmente, em provas mais curtas não é necessário ingerir nada no percurso, já que o tempo médio dessa distância não excede os 60 minutos. O importante é manter-se hidratado, assim como prestar atenção ao que você consome antes da largada, para ter energia e não sofrer com nenhum desconforto gástrico. Saiba o que fazer.

LEIA MAIS
icon texto_menor  ALIMENTAÇÃO: 5 REGRAS INTELIGENTES
icon texto_menor  DIETA PALEO PARA CORREDORES?
icon texto_menor  COMO O ÁLCOOL AFETA O FORTALECIMENTO MUSCULAR?

Mantenha-se hidratado
As bebidas esportivas são ótimas aliadas do corredor. Mas o melhor é que você invista nelas apenas depois de terminar o percurso, já que o isotônico é como um suplemento diluído. Por isso, beba água durante a corrida. E tome cuidado para não exagerar na quantidade de líquido ingerido antes da prova, para não ter vontade de ir ao banheiro. O recomendado é que você pare de tomar água cerca de duas horas antes da corrida, além de ir ao banheiro pouco tempo antes da largada.

Não há necessidade de usar carboidrato
A prática de suplementação com carboidrato ou cortar a proteína e a gordura dias antes de uma corrida são voltadas para eventos de 90 minutos ou mais. Por isso, não se preocupe com essa regra. Comer um prato de macarronada na noite anterior a da prova já fará com que você tenha combustível suficiente em seus músculos, para completar bem os 5 km sem correr o risco de ficar sem energia no meio do percurso. Se você resolver tomar um gel, apenas para experimentar, vai ingerir um monte de calorias desnecessárias, o que pode fazer com que você sinta náuseas e fique com as pernas pesadas.

Cuidado com o café da manhã
Se a prova é na parte da manhã, faça a primeira refeição do dia cerca de duas horas antes da corrida. Coma carboidratos para garantir a energia, como torradas com mel. E evite fibras, que interferem no trato intestinal e podem fazer com que você tenha desconforto gástrico enquanto corre.

Não aposte em nada novo
É importante nunca consumir alimentos que você não esteja acostumado nos dias que antecedem a competição e pouco antes da largada. Não invente nada novo, pois você não saberá como o seu corpo irá reagir ao estímulo diferente. Dores de estômago, por exemplo, não são bem-vindas em dia de corrida. Não é?

(Fonte: Luciana de Oliveira C. Machado, nutricionista da empresa Equilíbrio & Sabor Culinária Light – São Paulo)