O consumo da nutritiva soja

Atualizado em 20 de abril de 2016
Mais em Nutrição

Considerada por muitos um dos alimentos mais completos, além de ser um grão que contém aminoácidos essenciais, a soja é rica em proteína, substância quase equivalente aos alimentos de origem animal, o que tornar-se uma boa pedida aos vegetarianos.

Os benefícios para o corpo humano são muitos e a funcionalidade do zinco – que impossibilita a aglomeração nas  veias e cause infarto – está entre os principais pontos positivos, inclusive, ajudando no controle de peso de diabéticos.

Michelle Ferreira De Simone, nutricionista especialista em nutrição esportiva, afirma que o grão tem um papel muito maior do que se possa imaginar. “Seu maior trunfo é relacionado à saúde cardiovascular e óssea, diminuição do colesterol, equilíbrio hormonal, melhora nos fogachos da menopausa e na prevenção do câncer de mama”.

Quanto aos dois tipos de colesterol – o mau LDH e o bom HDL – o óleo da soja tem um ótimo desempenho em relação aos dois, pois contém grande quantidade de Ômega 3, especialista em limpar as artérias.

Ao unir a soja e o exercício físico, você pode reduzir o número de doenças cardiovasculares, o que a torna sua aliada. Além disso, a proteína presente na soja é uma ótima fonte de nutrientes para quem precisa encarar um dia de treinamento, corrida ou musculação, prevenindo lesões ósseas e musculares.

A melhora no desenvolvimento físico e muscular torna-se visível com o consumo da soja, de acordo com Michelle. Quem sentir dores musculares após um treino forte pode ingerir soja depois de duas horas do treinamento, o que deve ajudar a livrar-se das dores. “O exercício físico é saudável, mas cria um stress oxidante que pode contribuir para as dores, inflamação dos músculos e a formação de radicais livres. Mas pesquisas já mostram que a proteína de soja pode acelerar a recuperação dos músculos após os exercícios, diminuindo as lesões”, explica a nutricionista Tarcila Beatriz Ferraz de Campos.

Para consumir o grão diariamente é recomendável de 20 à 50 gramas de proteína de soja (por dia), sendo 100 gramas de soja cozida, um copo de leite de soja ou meia xícara de queijo de soja, o Tofu. Ela ainda pode ser ingerida torrada, com saladas, misturada no feijão, ou até na fabricação de pães e em massas, com a ajuda da farinha de soja.