Nessa Páscoa, vá de chocolate amargo!

Atualizado em 16 de outubro de 2018
Mais em Nutrição

Por Priscila Di Ciero

Existe algo a mais sobre chocolate e no chocolate em si. E quanto mais amargo, mais cacau (também conhecida como amêndoa ou grão de cacau). O que isso significa? Quanto mais cacau há presente no chocolate, maior seu valor antioxidante e benefícios que você vai saber agora!

A amêndoa de cacau é fonte dos seguintes nutrientes:

Magnésio: é um dos grandes minerais alcalinos. Ele auxilia no funcionamento do coração, cérebro e sistema digestivo (combate a constipação digestiva). É também importante para o desenvolvimento da estrutura óssea. Provavelmente uma das primeiras razões para o desejo das mulheres durante o ciclo menstrual. Magnésio contribui para o balanço químico do cérebro e para saúde óssea.

Cromo: é um importante mineral que ajuda balancear o açúcar no sangue, dentre outras funções.

Theobromina: substância química parente da cafeína, que ajuda muito na saúde cardiovascular.

Flavonóides: o cacau possui uma concentração muito grande de antioxidantes, que incluem polifenóis catequinas e epicatequinas, os mesmos presentes no chá verde. Alimentos antioxidantes ajudam a combater envelhecimento celular, mantêm as células jovens por mais tempo, e ajudam a combater a produção de radicais livres que, em excesso, agridem a parede das células, podendo levar a doenças.

Melhoram ainda a função dos vasos sanguíneos e aumentam o fluxo sanguíneo, reduzem a tendência de formação de coágulos no sangue, ajudam no controle da pressão sanguinea, melhoram fluxo de sangue ao cérebro, implicando no aprendizado e memória. Em média, o chocolate amargo possui o triplo de antioxidantes do que o chocolate ao leite e branco.

Manganês: é um mineral que ajuda o ferro na oxigenação do sangue e na formação da hemoglobina (célula vermelha).

Zinco: desempenha um papel crítico no sistema imunológico, na saúde do fígado, pâncreas, pele e músculos. Adicionalmente, o zinco está envolvido em milhares de reações enzimáticas em todo o corpo.

Cobre: é um micromineral essencial que ajuda na formação saudável do sangue.

Para não errar na dieta, nutricionistas geralmente recomendam a quantidade máxima de 30g de chocolate amargo ao dia, que além de antioxidante, ajuda a dar uma sensação de bem estar e favorece a saúde cardiovascular. Garanta mais saúde através de uma alimentação balanceada, exercícios regulares e controle de estresse. E converse com seu nutricionista sobre benefícios cientificamente publicados desse superalimento.

E aqui uma receitinha de bolo de cenoura integral, que você pode servir com cobertura de chocolate meio amargo:

www.prisciladiciero.com.br/blog.

www.facebook.com/nutripridiciero.